Agentes de Endemias alertam para ações de combate ao mosquito da dengue

  Sexta, 14 de dezembro de 2018
  ASCOM/PMPA    |      
Agentes de Endemias alertam para ações de combate ao mosquito da dengue

    O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças.

    Prefeitura de Paulo Afonso está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os agentes de endemias estão percorrendo bairros da área urbana alertando a comunidade dos cuidados que devem ser tomados para o mosquito não se proliferar.

    De acordo com a coordenadora da Unidade de Controle de Zoonoses, Edenilde Torres, o combate é feito de janeiro a janeiro, mas em novembro, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde, as ações são reforçadas. Ela enfatiza que é necessário ter cuidado redobrado com as chuvas, que propiciam o aumento da propagação do inseto e exige maiores cuidados e atenção para que as pessoas não deixem expostos recipientes que possam acumular água parada.

    Edenildes ressalta que por meio de mutirões já foram vistoriados cerca de três mil imóveis nos bairros Moxotó Bahia e Tancredo Neves. Agora a equipe realiza o trabalho no General Dutra, Fazenda Chesf e Jardim Bahia. “São 50 agentes trabalhando no combate ao mosquito aedes aegypti. Pedimos que a população junte-se a nós nessa luta”, falou a coordenadora.

    O biólogo educador do Núcleo de Educação e Saúde da Zoonoses, Bruno, ressalta a importância da população receber o agente de endemia em suas casas, uma vez que o trabalho de vistoria é essencial, assim como a colocação do larvicida. “As pessoas precisam abrir as portas das suas casas para que os agentes possam fazer o seu trabalho. Podem até entrar em contato conosco e marcar um horário, caso seja necessário, para que façamos a visita. É preciso entender que se tiver apenas uma casa em uma rua que não foi verificada, pode comprometer todo o trabalho”, explicou o biólogo.

    O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. O mosquito é transmissor também da zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como a microcefalia e Guillain-Barré.

    Medidas de prevenção contra o mosquito

    O Aedes aegypti tem em média menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Para evitar a sua proliferação, as principais medidas são:

    – Tampar caixas d’água, tonéis e latões – Guardar garrafas vazias viradas para baixo – Guardar pneus sob abrigos – Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia – Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises – Manter lixeiras fechadas – Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda