Aprenda a organizar as finanças em tempos de crise

  Quinta, 06 de agosto de 2020

    Os momentos de crise aparecem em épocas diferentes da vida. Talvez pela demissão do emprego, por assumir uma dívida maior ou uma emergência, o indivíduo acaba percebendo maior dificuldade em manter as contas em dia, ou mesmo para manter um padrão de vida confortável. Mas não há motivos para se desesperar! Com algumas medidas simples, o consumidor pode organizar as finanças e, aos poucos voltar o saldo para o azul. Este é seu caso? Confira seis dicas para resolução dos tempos de crise no orçamento!

    Organize suas finanças

    Seja em tempo de crise, seja no dia a dia, é fundamental ao indivíduo organizar seus gastos e receitas. Por isso, coloque suas contas na ponta do lápis, todas elas. É importante listar os gastos com pagamentos das contas domésticas, lazer, alimentação, incluindo até mesmo os centavos. O mesmo com as receitas: inclua no registro os valores recebidos no salário e trabalhos extras, se for este o caso.

    Há ainda a alternativa de gerenciadores financeiros. Os aplicativos, para computador, smartphones e tablets, oferece uma visão mais dinâmica das informações, uma vez que apresenta dados por gráficos. Nestes softwares, também é possível estabelecer metas, que incentivam o consumidor a economizar.

    Não faça novos débitos

    Em tempos de crise, uma medida importante é evitar novos gastos. Principalmente os maiores. Por isso, esquive-se de consumos diferentes do habitual, inclusive das compras parceladas.

    Reduza visitas a lojas e supermercados

    Quando comparece a um ambiente de consumo, o indivíduo sente-se impelido a comprar. Por isso, é bom diminuir passeios no shopping ou mesmo naquele armazém do bairro.

    O supermercado, então, deve ser visitado pouco, de preferência uma vez por mês. Programe-se para realizar de uma só vez toda a compra necessária para trinta dias. Fuja também dos supérfluos, como vários pacotes de biscoitos, balas e doces. Em tempos de crise, a regra é economizar!

     

    Pesquise preços

    Obviamente, não é sempre possível evitar uma compra. Mas antes de adquirir algo, coloque como regra fazer pesquisa de preço. A consulta pode ser feita entre várias marcas, ou até mesmo na internet, que oferece acesso rápido e amplo.

    Se a compra for online, verifique se o frete de entrega do produto não o encarece muito. Talvez seja mais vantajoso comparecer à loja física e adquirir o artefato.

    Corte gastos do dia a dia

    Pequenas mudanças de gastos, como trocar a academia por atividades ao ar livre, ou mesmo mudar a frequência de visitas da faxineira podem melhorar o orçamento. Ao invés, por exemplo, de fazer um lanche na rua todos os dias, faça sua própria refeição e leve ao trabalho. Reorganize os gastos e, se não for extingui-los, ao menos pense forma de diminuí-los.

    Cuidado com o cartão de crédito

    As compras com o cartão de crédito são um dos principais motivos de endividamento no país. Por isso, em momento de crise, é importante “aposentar” o dispositivo. Ao invés de realizar a maioria das compras pelo cartão, comece a fazê-las à vista, e use o crédito apenas para emergências.

    Assim, fica mais difícil perder o controle das contas, assim como comprar em excesso. Afinal, sem dinheiro na mão, sem consumo, e o indivíduo tende a diminuir despesas.

    Seguindo estas dicas, você logo, logo deve ver uma melhora no orçamento. E então, adeus crise!

    FONTE: Juros Baixos

     

     

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda