Cientistas criam orelha biônica com impressora 3D | Paulo Afonso Tem

Cientistas criam orelha biônica com impressora 3D

Cientistas criam orelha biônica com impressora 3D  Cientistas criam orelha biônica com impressora 3D Cientistas criam orelha bi  nica com impressora 3D

Cientistas da Universidade de Princeton, nos EUA, usaram a técnica de impressão em 3D para criar uma orelha composta de células de cartilagem, um tipo de polímero e nanopartículas eletrônicas capaz de captar frequências num espectro mais amplo que o ouvido humano.

Com uma impressora 3D comum, capaz de criar objetos tridimensionais por meio da aplicação de finas lâminas de matéria-prima, os estudiosos depositaram células de bezerro sobre uma base de material polimérico. As células viraram cartilagem. Simultaneamente, a impressora inseriu partículas de prata na estrutura, formando uma antena capaz de “ouvir” variadas frequências.

Os pesquisadores, liderados por Michael McAlpine, iniciaram a pesquisa porque a orelha é uma das estruturas mais difíceis de recriar por meios cirúrgicos. O modelo criado na universidade americana ainda precisa de mais testes para poder ser de fato usado.

Mas, na opinião dos autores da pesquisa, publicada na revista “Nano Letters”, a técnica é promissora para a substituição de órgãos humanos com problemas ou mesmo para a criação de partes corporais artificiais com capacidades que excedem as naturalmente e encontradas.

Pesquisadores manipulam impressora 3D em Princeton (Foto: Mel Evans/AP)  Cientistas criam orelha biônica com impressora 3D bionic3Pesquisadores manipulam impressora 3D em Princeton (Foto: Mel Evans/AP)
Orelha é composta por células, polímero e nanopartículas de prata (Foto: Mel Evans/AP)  Cientistas criam orelha biônica com impressora 3D bionic2Orelha é composta por células, polímero e nanopartículas de prata (Foto: Mel Evans/AP)
Fonte G1

Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta