Treinamento antiterrorismo envolve cerca de mil pessoas em Londres | Paulo Afonso Tem
treinamento-antiterrorismo-envolve-cerca-de-mil-pessoas-em-londres

Treinamento antiterrorismo envolve cerca de mil pessoas em Londres

A capital da Inglaterra reviu nesta terça-feira (30) nas ruas, cenas que lembraram o pânico instalado na cidade pelos ataques terroristas de dez anos atrás.

Foi tão real que é preciso avisar: é só uma simulação. Mas a cena dos atiradores matando quem encontram pela frente lembra o que aconteceu na semana passada, em uma praia da Tunísia, quando a maioria das vítimas era britânica.

Apesar da coincidência, o treinamento vem sendo preparado há seis meses. Polícia, serviço secreto e bombeiros não sabiam exatamente o que iria acontecer. Era para testar se eles estavam prontos. Com toda a pressão dos gritos e das reclamações das vítimas.

“É impossível prevenir todos os ataques, mas é melhor que eles estejam preparados”, disse um homem.

A simulação foi feita numa saída de estação de metrô em Londres. Tudo como numa situação real. A rua foi fechada e ninguém pôde passar. Era possível ver muitos policiais e bonecos que representam vítimas.

A simulação ocorre quando faltam poucos dias para se completar uma década de um dos piores momentos da história da cidade. Foi no dia 7 de julho de 2005. Bombas no metrô e num ônibus mataram 52 pessoas. Dias depois, ao perseguir suspeitos, a polícia britânica matou, por engano, o brasileiro Jean Charles de Menezes.

Na simulação, os terroristas fictícios e a polícia vão se enfrentar durante dois dias em vários locais da cidade, porque nunca se sabe quando e onde isso pode acontecer de verdade.

Fonte Jornal Nacional


Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta