O que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia
Baby smiling in bed with eyes closed and arms out.

O que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia

A recomendação de especialistas quando o assunto é saúde do sono costuma ser a mesma: dormir oito horas por noite. Apesar disso, é praticamente impossível ter tanto tempo para descansar com as rotinas corridas e conturbadas que a maioria de nos leva. Se existisse uma forma de diminuir as responsabilidades, quem sabe o sonho fosse alcançado.

Apesar disso, é bem verdade que valorizar o tempo de sono pode ser praticamente essencial para um bom rendimento em todas as áreas de nossa vida. É importante fazer alterações na rotina e no gerenciamento do tempo e das obrigações para conseguir as horas necessárias de descanso por dia.

Os resultados pode ser muito mais impressionantes do que você poderia imaginar, pois a falta de sono realmente pode representar problemas que às vezes nem percebemos que temos. Só nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país, acredita que cerca de 40% da população não durma a quantidade necessária.

Você aprende mais e melhor

O que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia O que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia 1 43

Dormir oito horas por dia pode ser fundamental para o aprendizado de novos conhecimentos. Com o descanso apropriado todas as noites, o cérebro fica melhor preparado para novas sessões de aprendizado. Além disso, novas pesquisas científicas têm revelado que o cérebro processa novas informações bem melhor quando dorme, o que quer dizer que o sono é essencial para a fixação de novos aprendizados.

Quando você planeja se dedicar a um novo conhecimento, dificilmente inclui o momento do sono na agenda de planejamento, sendo que ele pode ser tão ou mais fundamental do que os momentos de estudo. Parar para descansar ajuda a fixar o conhecimento e criar memórias procedurais.

Por causa disso, o sono se torna essencial no momento de aprendizado, seja de uma nova língua, uma nova técnica de trabalhou ou um instrumento musical. A memória do sono é a responsável, por exemplo, por você não esquecer como dirigir ou andar de bicicleta, mesmo se passar muito tempo sem a prática da atividade em questão.

Você se sente mais feliz e tranquilo

O que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia O que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia 2 42

Todo mundo fica mais mal humorado quando está cansado. Tudo fica mais difícil e as pessoas ficam mais insuportáveis. Se você dorme melhor, o seu humor vai sofrer um efeito direto do descanso, já que a mente mais tranquila vai evitar aborrecimentos ou chateações por quaisquer motivos.

Se você está deixando de dormir e se sente muito cansado, começa a se preocupar com qualquer coisa e cria casos pelos motivos mais bobos. Isso acontece porque, literalmente, perdemos a habilidade de interpretar os eventos ao nosso redor de forma nacional, tomando decisões com base no mau humor.

Além de te deixar mais tranquilo por conta do descanso proporcionado, as oito horas de sono vão reestruturar a capacidade de pensamento, fazendo com que você esteja muito mais preparado para lidar com o estresse e com as situações do dia-a-dia, sem o humor terrível de quem está há dias sem dormir.

Você come menos e perde peso

O que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia O que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia 00 4

Quando você dorme por oito horas por dia, é muito mais fácil regular o apetite. Durante o sono o corpo produz a leptina, hormônio que regula a sensação de saciedade, aquela que faz com que o cérebro ache que já está cheio depois de uma refeição. Na falta de sono, o nível do hormônio fica desregulado e o desejo por comidas é completamente alterado.

Além disso, alguns médicos e especialistas consideram a falta de sono um fator de risco a ser considerado quando se fala de obesidade. Alguns estudos mostram que um alto índice de massa corporal (IMC) está muito mais presente em pessoas que costumam dormir por seis horas ou menos.

A sua saúde vai melhorar, e muito

O que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia O que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia 3 43

Se está cansado de viver doente e sofrer com dores de cabeça e resfriados constantes, dormir mais pode ajudar a combater os problemas de saúde. Talvez a sua mãe estivesse certa quando mandava você ir dormir para que a doença sumisse.

É de conhecimento popular – e comprovado pela ciência – que nós sentimos mais sono quando estamos doente. É uma forma de nosso corpo dizer que precisa descansar para repor as energias e combater a contaminação de vírus e bactérias.

O mesmo resultado pode ser percebido no combate a dores de cabeça e enxaquecas. Por motivos que ainda não são tão claros para a ciência, médicos perceberam que pacientes que sofrem com falta de sono são vítimas mais recorrentes de dores de cabeça agudas.

Se você acha que está pouco, dormir oito horas por dia também é fundamental para a saúde do coração. Quem dorme menos de cinco horas por dia, por exemplo, apresenta cerca de 45% a mais de risco para problemas como ataques do coração, pressão alta e colesterol alto.

Para finalizar, o sono também afeta diretamente a habilidade do corpo de regular os níveis de açúcar no sangue.Por causa disso, foi possível perceber que a velocidade de processamento de açúcar caiu muito em adultos saudáveis que dormiam cerca de oito horas e passaram a dormir quatro horas.

A sua vida sexual vai ter melhorias

O que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia O que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia 4 38

Se falar da saúde não te motiva tanto, talvez o golpe final possa ser a evolução do desempenho durante a atividade sexual. A falta de sono afeta diretamente na libido, sendo que quanto menos sono você tem, menos desejo sexual você vai ter.

Isso sem falar que o corpo e a mente não terão o descanso necessário para alcançar o máximo da performance na hora H. Para piorar, homens que não têm hábitos saudáveis de sono apresentam maior tendência a ter problemas sexuais, como disfunção erétil, por exemplo.

Depois dessa, talvez você vai pensar melhor antes de abandonar aquela noite de sono para passar a madrugada em claro, não é mesmo?

Fonte: Fatos Desconhecidos.


Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta