Todas as pessoas de olhos azuis estão interligadas por algo maior do que a semelhança física full screen background image
olhos

Todas as pessoas de olhos azuis estão interligadas por algo maior do que a semelhança física

A cor dos olhos de uma pessoa é uma característica determinada a partir da quantidade de pigmentos reunidos na íris e na produção de melanina nessa região dos olhos.

Quando a gente observa a evolução do ser humano, é possível perceber que houve uma grande variação de tons de pele, cores de cabelo e cores dos olhos. Esses são apenas alguns dos fatores genéticos ligados à nossa aparência que podemos indicar que sofrem variações de tonalidade no corpo humano.

A cor dos olhos é uma característica poligênica e é determinada pelo tipo de quantidade de pigmentos na íris do olho. Os humanos e os animais tem muitas variações fenotípicas na cor dos olhos. Nos olhos humanos, essas variações de cores são atribuídas a diversos rácios de melanina produzido por melanócitos na íris.

Quando olhamos para os diferentes tipos de pessoas que cruzam o nosso caminho, podemos levar muito em conta a cor dos olhos que vemos, sejam castanhos, azuis, verdes ou de outras cores mais exóticas. Para nós, a cor dos olhos é apenas mais uma característica de aparência e é comum pensar que sempre foi assim na história da humanidade.

Todas as pessoas de olhos azuis estão interligadas por algo maior do que a semelhança física Todas as pessoas de olhos azuis estão interligadas por algo maior do que a semelhança física 1 55

Considerando tantas variações de pigmentações, você já parou para pensar por que os nossos olhos podem ter tantas cores diferentes?

Você pode se surpreender ao saber que, no início, toda a raça humana surgiu com a mesma cor de olho: castanho. A diferença nas cores começaram a aparecer assim que mutações começaram a aparecer nos humanos, gerando, por exemplo, a cor azul.

Talvez exatamente por conta desse passado, a a cor de olhos castanha é a mais comum no mundo todo e existe uma razão pela qual a ciência considera pessoas com olhos castanhos especiais, como já mostramos aqui.

De acordo com um estudo publicado em 2008, todas as pessoas que têm olhos azuis acabaram se originando de um mesmo ancestral que nasceu há mais de 7 mil anos. Na época, o primeiro ser humano de olho azul apareceu com a mutação na região do Mar Negro.

Todas as pessoas de olhos azuis estão interligadas por algo maior do que a semelhança física Todas as pessoas de olhos azuis estão interligadas por algo maior do que a semelhança física 3 50

O professor Hans Eiberg, do Departamento de Medicina Celular e Molecular da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, explicou o ocorrido. Segundo ele, uma mutação genética que afeta diretamente o gene OCA2 causou uma alteração que literalmente desligou a habilidade do corpo de produzir os olhos castanhos, gerando as íris mais claras.

O estudo do professor Eiberg começou ainda em 1996, quando ele começou a viajar por vários países do mundo, como Turquia, Jordânia e Dinamarca. A sua principal intenção ere desvendar mistérios ao redor dos olhos azuis. A partir daí, Eiberg passou a estudar o DNA das mitocôndrias e conseguiu encontrar o gene responsável pela cor dos olhos, em nossos cromossomos.

O gene OCA2 é programado para produzir melanina, que também é responsável pela cor de nossa pele e nosso cabelos. No gene, é possível encontrar uma espécie de dispositivo que pode ser desligando, inibindo a produção de melanina e a habilidade do corpo de conseguir apresentar olhos azuis. A partir da falta do pigmento, o olho azul surge como resultado natural da mutação.

Em situações de desligamento mais grave, em que a melanina fica completamente ausente, as características de pessoas albinas aparecem.

Todas as pessoas de olhos azuis estão interligadas por algo maior do que a semelhança física Todas as pessoas de olhos azuis estão interligadas por algo maior do que a semelhança física 2 52

Ao analisar o processo com mais atenção, o professor conseguiu entender porque a cor azul é derivada de um ancestral único. Como a cor do olho vem uma mesma variação na melanina, é considerado uma marca que tenha vindo da mesma criatura, passando para seus descendentes ao longo dos anos.

Já nos casos de olhos verdes, tons mais claros ou íris que apresentam a mistura de tons, as variações são mais aleatórias e não puderam ser percebidas como típicas de um ancestral comum.

Apesar da descoberta que indica que o olho azul surgiu de uma mutação genética numa única pessoa, não existem indicações de que as diferenças de cores dos olhos podem ter alguma conexão com a saúde humana ou com o rendimento em quaisquer atividades. Isso porque esses genes não representavam nada no que diz respeito à habilidade humana de sobrevivência.

Fonte: Fatos Desconhecidos.


Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta