Anemia: combata a doença investindo nesses alimentos
Anemia combata a doença investindo nesses alimentos

Anemia: combata a doença investindo nesses alimentos

Castanhas, damascos, maçã, carnes, espinafre… Alimentos deliciosos e nutritivos que podem combater a anemia!

Anemia: você sabe o que é essa doença? Ela é causada pela deficiência de ferro no sangue. Isso ocorre pelo fato desse nutriente ser importante na formação da hemoglobina, esta que vai ser responsável por levar oxigênio a todas as células, fornecendo energia e permitindo que o organismo realize perfeitamente suas atividades.

É por essa razão que muitas pessoas que estão com risco de anemia se sentem mais fracas, com sensação de cansaço e sono, além de falta de concentração e até de apetite. E como aqui o assunto é zelar pela sua saúde e descobrir como os alimentos podem te ajudar nessa missão, resolvemos separar alguns alimentos ricos em ferro, vitamina B12, A e C, e ácidos fólicos, nutrientes essenciais para prevenir a anemia!

Ah, e vale lembrar que os alimentos de origem animal não são as únicas fontes de ferro. A absorção desse nutriente pelo organismo pode ser maior por meio das fontes animais, porém os de origem vegetal também podem contribuir quando consumidos com os chamados “facilitadores”. Ficou curioso? Então vem conferir o que incluir no seu cardápio!

Carnes

As carnes são ótimas fontes de ferro, principalmente quando se trata de fígado bovino. Mas você também pode optar por carnes mais leves, como peixes – tal como atum – ou aves – tal como o frango.

Ovos

O ovo é bastante queridinho aos adeptos de dieta por conter uma baixa quantidade de carboidratos, e inclusive para quem quer prevenir doenças como a anemia. Além de conter ferro e ácido fólico, o ovo também é rico em proteínas, sendo um alimento muito nutritivo, saboroso e versátil.

Vitamina C, os chamados “alimentos facilitadores”

Como havíamos dito anteriormente, os alimentos de origem vegetal possuem ferro, porém esse nutriente não é absorvido com tanta facilidade pelo organismo quanto os de origem animal. Por isso, um dos alimentos “facilitadores” que tornam isso possível são os ricos em vitamina C.

Ou seja: frutas cítricas como laranja ou limão, ou morango, ou legumes deliciosos como o pimentão, além de verduras em geral, são ótimas aliados para serem inclusos no cardápio e afastarem a indesejada anemia.

Por isso, confira abaixo alguns alimentos de origem vegetal que podem se tornar ainda mais eficazes quando consumidos junto a alimentos ricos em vitamina C.

Alimentos ricos em vitamina C auxiliam na absorção de ferro pelo organismo. Anemia: combata a doença investindo nesses alimentos Anemia: combata a doença investindo nesses alimentos shutterstock 408781099

A vitamina C, presente também no morango, ajuda na absorção do ferro pelo organismo.

Verduras com folhas verde-escuro

As verduras com folhas verde-escuro detêm uma alta taxa de ferro e ácido fólico, além de serem uma boa fonte de vitamina A. Sendo assim, brócolis, espinafre, couve e agrião são alternativas nutritivas e deliciosas que irão manter suas células saudáveis.

Feijão

O feijão é uma das tradicionais – e deliciosas – fontes de ferro, além de também conter proteínas e ácido fólico em sua composição.

Maçã

A maçã é uma grande aliada no combate a anemia por conter grandes quantidades de ferro, contribuindo, inclusive, para otimizar a circulação sanguínea.

Damasco

Fonte de ferro, o damasco é uma opção saborosa e prática para quem quer evitar os sintomas da anemia, além de ser um bom alimento para dar uma energia extra.

Verduras de cor verde-escura são ótimas para combater a anemia. Anemia: combata a doença investindo nesses alimentos Anemia: combata a doença investindo nesses alimentos shutterstock 166838546

Brócolis, assim como outras verduras verde-escuras, possuem ferro, ácido fólico e vitamina A, sendo ótimas para afastar a anemia!

Castanhas

As castanhas, além de serem deliciosas, também são ótimas para mandar para longe a anemia e também fortalecer o sistema imunológico. Isso porque elas são ricas em ferro e zinco, substâncias que auxiliam na distribuição de oxigênio pelo organismo.

Sementes de abóbora

Pois é! A abóbora possui benefícios que não acabam mais e isso também inclui suas sementes. Estas são fontes de nutrientes e, dentre eles, ferro – ajudando a prevenir a anemia.

Alimentos que prejudicam a absorção do ferro

Alimentos ricos em cálcio (laticínios, tais como leite, iogurte, queijo) ou alimentos ricos em fibras não são muito recomendados para quem deseja elevar a taxa de ferro no sangue. Isso porque, ao serem consumidos junto a alimentos ricos em ferro, a absorção desse nutriente acaba sendo reduzida. Procure evitar também cafés – ricos em cafeína -, chá preto ou mate, e vinho tinto.

E como sempre, procure um nutricionista antes de realizar uma dieta. Ele é o profissional que irá te orientar a melhor forma de montar o cardápio, com uma alimentação equilibrada que evitará a carência de nutrientes.

Fonte TudoGostoso


Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta