Você se sente pior quando está com gripe e sozinha, diz estudo
Você se sente pior quando está com gripe e sozinha, diz estudo

Você se sente pior quando está com gripe e sozinha, diz estudo

Ficar gripada não é bom, nunca, fato! Mas quando você está solitária, sem uma mão amiga para te buscar ao menos um copinho d’água, tudo parece muito pior. Você não acha?

Se você disse “sim”, sua resposta bate com a conclusão de um novo estudo da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, que afirma que aquela coriza, dor de cabeça, garganta ruim, nariz escorrendo, espirro, tosse tomam uma proporção muito maior se você estiver solitária.

Foto: AntonioGuillem/istock Você se sente pior quando está com gripe e sozinha, diz estudo Você se sente pior quando está com gripe e sozinha, diz estudo 515221341 AntonioGuillem

Mesmo sem estar doente ainda, os voluntários isolados já diziam sentir dores mais intensas. Foto: AntonioGuillem/istock

Como descobriram isso?

Os pesquisadores analisaram 159 pessoas entre 18 e 55 anos em duas fases: na primeira foi feito um teste psicológico para traçar o perfil de cada pessoa, e para isso, havia perguntas como o qual o nível de interação daquele determinado indivíduo com pais e amigos e o quanto ele sentia falta dessa proximidade. Em seguida, ele recebia no nariz gotinhas infectadas com rinovírus 39, mais conhecido como “vírus da gripe”.

A segunda etapa era marcada pela solidão: os voluntários foram isolados por cinco dias em um hotel, sem contato com ninguém, somente respondendo questões sobre a intensidade dos sintomas. O resultado? Nessa fase, antes mesmo de ficarem realmente doentes, os isolados já diziam estar com dores mais intensas em comparação com os que não se sentiam tão sozinhos.

A grande descoberta

O psicológico tem maior influência que o físico. A mucosa dos participantes não apresentava variações significativas de um para outro, mas como a solidão é algo que é capaz de abalar, os estudiosos concluíram que as impressões tinham mais a ver com bem estar. No estudo, o psicólogo na universidade e coautor Chris Fagundes, afirmou que “Ficar doente é uma situação estressante. Uma predisposição seja ela física ou mental pode ser exagerada quando você emenda um stress no outro”.

Foto: CentralITAlliance/istock Você se sente pior quando está com gripe e sozinha, diz estudo Você se sente pior quando está com gripe e sozinha, diz estudo 492145703 CentralITAlliance

O estudo ajuda a compreender porque muitas pessoas falatam ao trabalho por conta da gripe. Foto: CentralITAlliance/istock

A influência do psicológico

Um dos grandes objetivos do estudo é fazer com que os especialista compreendam melhor o que seus pacientes estão sentindo: “os médicos deveriam começar a levar os fatores psicológicos em conta durante sua rotina. Isso com certeza os ajudaria a entender como uma pessoa fica doente”. Fagundes enfatiza a relevância de um trabalho como esse até para a o âmbito profissional, e isso fica claro quando diz “milhões de pessoas deixam de ir ao trabalho todo ano por causa disso. E isso é atrelado a como eles se sentem, não necessariamente ao quanto estão assoando os narizes”.

Fonte DaquiDali


Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta