9 motivos que explicam porque você está sempre com fome
9 motivos que explicam porque você está sempre com fome

9 motivos que explicam porque você está sempre com fome

Você já passou por alguns momentos em que sente fome o tempo todo? Você acaba de fazer uma refeição e 15 minutos depois já está querendo comer novamente, procurando algo nos armários da cozinha e da geladeira para encher a barriga novamente. Você acaba de sair de uma lanchonete e já está pensando o que vai comer quando chegar em casa.

A sensação é comum e acontece com muita gente. Parte disso acontece porque nem sempre nós entendemos o nosso corpo, os sinais que eles enviam e as causas para muitos desses sinais. Muitas vezes, a solução para a fome está sendo buscada nas refeições erradas, ou a motivação para o problema pode estar em outras coisas que não a falta de comida.

Então, por que você tem fome se acabou de comer? Como é possível resolver esse problema? Nós temos algumas respostas para você tentar desvendar os sinais do seu corpo.

1 – Você está entediado

9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 1 100

Um dos motivos mais comuns para a fome é o tédio. Se você sente que não tem nada para fazer, é comum o cérebro pensar que deve beliscar alguma coisa. As pessoas possuem uma tendência de visitar a cozinha quando não estão fazendo nada e frequentemente abrindo a geladeira só para passar o tempo. Nesses momentos, parece que há sempre uma oportunidade para colocar um lanche para dentro do estômago. Uma forma de combater isso é lutar contra o tédio e se mover, ainda que seja uma simples caminhada. Só tome cuidado para essa caminhada não ser exatamente para a cozinha!

2 – Você se sente triste

9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 2 66

Se você está se sentindo triste ou abandonado, a comida parece sempre uma solução de felicidade. A relação é tão forte, que cerca de 30% das pessoas que procuram tratamentos de emagrecimento possuem depressão em algum nível. Além disso, quem sobre com casos de depressão crônica pode perder a capacidade de perder se realmente está com fome ou não. Nesses casos, deve haver um foco na motivação da tristeza, e não na fome, o que pode precisar da ajuda de um especialista.

3 – Você está estressado

9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 3 41

Todo mundo tem uma comida que funciona como rota de fuga em momentos de estresse e nervosismo. Quando a cabeça fica cheia de problemas, encher o estômago parece ser perfeito para tirar um pouco do peso da mente. O estresse aumenta o nível de cortisol no corpo, o que provoca uma vontade de comer muito para combater o cansaço mental. Ainda que seja difícil se acalmar nesses momentos, é fundamental tentar fugir das comidas que parecem salvar a pátria para buscar soluções mais saudáveis.

4 – Você pulou o café da manhã ou os lanches

9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 4 35

Se você alega estar sempre corrido e não tem tempo para comer, talvez esteja confiando somente no almoço como fonte de nutrientes para o seu corpo. Não dividir as refeições ao longo do dia pode provocar uma sensação de fome muito grande e, na verdade, pode até mesmo fazer com que você coma muito mais do que o necessário. Se você não encontra tempo para comer ao longo do dia, tente apostar nas barras energéticas ou marmitas para não depender de uma só refeição.

5 – Você não come proteína suficiente

9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 5 30

Você inclui proteína em todas as refeições? Se você está em falta com esse tipo de nutriente e se sistema principalmente com carboidratos, isso pode explicar a sua fome. Proteínas são necessárias para praticamente tudo em nosso corpo, de peles e cabelos saudáveis a bom funcionamento dos hormônios, além disso elas são capazes de criar a sensação de estômago cheio e satisfação ao comer. Tente incluir porções que levam proteínas em doses equilibradas ao longo das refeições do dia e fuja da fome inesperada, mesmo que você esteja comendo muito.

6 – Você come muito açúcar e comidas artificiais

9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 6 31

Você já parou para pensar porque sente tanta fome mesmo depois de comer um saco inteiro de salgadinhos? A resposta é bem simples: ainda que os petiscos pareçam saborosos, eles não carregam nutrientes para o corpo. Geralmente, essas comidas encontradas em pacotes de lanches ou redes de fast-food se resumem a uma porção de carboidratos com calorias. A falta de nutrientes faz com que, mesmo depois de comer muito, ainda exista uma sensação de fome pouco tempo depois.

7 – Você só está com sede

9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 7 26

Se você sente fome o tempo inteiro, talvez você precise beber mais água. É comum que muita gente responda a estímulos de sede comendo alguma coisa pois não consegue distinguir entre a sensação de fome e sede. Quando sentir fome, beba um copo cheio de água pra testar o seu corpo. Se ainda assim a fome permanecer, aí você realmente pode estar precisando de um lanche para se sentir saciado.

8 – Você não dorme direito

9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 8 23

Durante o sono o corpo produz a leptina, hormônio que regula a sensação de saciedade, aquela que faz com que o cérebro ache que já está cheio depois de uma refeição. Na falta de sono, o nível do hormônio fica desregulado e o desejo por comidas é completamente alterado.

9 – Você não come o suficiente

9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 9 motivos que explicam porque você está sempre com fome 9 16

Além de todas as alternativas, existe uma resposta mais simples e direta para a causa da fome: você realmente não está comendo o tanto que precisa. Ao tentar fazer dietas milagrosas, substituir refeições importantes por alternativas com menos calorias e nutrientes pode ser um problema para o seu corpo. Ao invés de provocar efeitos saudáveis de perda de peso e melhoria de vida, as soluções podem estar fazendo mal para a saúde e deixando o corpo sem os nutrientes necessários.

Conseguiu encontrar a explicação para a sua fome em nossa lista? Talvez agora você consiga consertar os seus hábitos e sofrer um pouco menos com a vontade de comer o tempo todo.

Fonte Fatos Desconhecidos


Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta