Navio de guerra americano e cargueiro filipino batem na costa do Japão
Navio de guerra americano e cargueiro filipino batem na costa do Japão

Navio de guerra americano e cargueiro filipino batem na costa do Japão

A colisão entre um navio de guerra americano e um cargueiro filipino, na madrugada deste sábado (17), deixou sete marinheiros desaparecidos. O destroier norte-americano USS Fitzgerald chegou na manhã de sábado (17) à base naval de Yokosuka, no Japão, com muitas avarias no convés. Ele se chocou com um gigante cargueiro, o ACX Crystal, com 223 metros de extensão.

No navio de bandeira filipina, o sinal mais visível da batida são arranhões na proa. Não se sabe o que provocou o acidente ocorrido, de madrugada, na altura da península de Izu, no sudeste da costa japonesa.

O navio de guerra estava a cem quilômetros da base e o cargueiro se dirigia a Tóquio.

No choque, o destroier sofreu avarias abaixo da linha d’água, compartimentos foram inundados, mas conseguiu-se controlar o estrago e o navio não afundou.

Dos 300 tripulantes, três ficaram levemente feridos. Sete marinheiros estão desaparecidos – podem ter caído ao mar ou estavam nos compartimentos que se encheram de água e foram isolados.

O destroier fica baseado no Japão e faz parte da sétima frota dos Estados Unidos que cobre grande parte dos oceanos Pacífico e Índico. Possui um moderno sistema lançador de mísseis, de comunicação e de radar. Como esse poderoso navio de guerra se envolve em um acidente assim? Isso vai ser alvo de uma investigação.

Mas a prioridade é encontrar os desaparecidos – helicópteros e navios da guarda costeira japonesa estão sendo usados nessa busca.


Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta