Quer turbinar a memória? Invista nesses alimentos já
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Quer turbinar a memória? Invista nesses alimentos já

“Será que eu desliguei a luz do quarto?”. “Tranquei mesmo a casa?”. Essas são só algumas dúvidas básicas que vez ou outra surgem e você ainda pensa em seguida “nossa, minha memória tá horrível”. Mas o que fazer para melhorá-la? Apostar nesses alimentos pode ser de grande ajuda. Olha só!

Quer turbinar a memória? Invista nesses alimentos já Quer turbinar a memória? Invista nesses alimentos já 1096731290 ValentynVolkov 1Todos os peixes ricos em ômega 3 são aliados de uma memória melhor. Foto: ValentynVolkov/istock

Ômega 3

Se você é preocupada com sua saúde, já deve ter visto por aí que o ômega 3 é cheio de benefícios para o organismo, entre eles auxiliar a memória. “Ele está presente nos peixes de água fria, como o salmão, atum, sardinha, entre outros. Ao ser ingerido, esse ácido graxo é importante para o sistema cognitivo, e para o bom funcionamento do cérebro, que além de tudo, tem os receptores de serotonina ativados e mais eficientes, o que nos torna mais animados e dispostos”, diz a nutricionista e coach Carol Faria.

Vitaminas do complexo B

Elas são encontradas nas carnes vermelhas, no fígado, nas aves e nos ovos principalmente. “Mas se você é vegana ou vegetariana, também pode achá-las nas leguminosas (feijões, lentilhas, etc.), e sementes (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, etc.). As vitaminas do complexo B contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento do sistema nervoso, melhorando a comunicação entre os neurônios, e auxiliando para uma memória melhor”, diz Faria.

Quer turbinar a memória? Invista nesses alimentos já Quer turbinar a memória? Invista nesses alimentos já 631514636 Professor25
A gema do ovo possui colina, um aminoácido que turbina a memória e o aprendizado. Foto: Professor25/istock

Gema dos ovos

Depois que descobriram o quanto as claras são proteicas e pouco calóricas, as gemas ficaram um pouco injustiçadas. Mas a verdade é que elas também têm sua riqueza! Segundo Carol, “é um alimento altamente benéfico à saúde de um modo geral! A gema dos ovos apresenta o aminoácido colina, muito importante para as células nervosas, memória e aprendizado”.

Carboidratos

De acordo com a nutricionista, “a glicose é a energia exclusiva do cérebro, por isso, ficar muito tempo sem comer carboidratos diminui a atividade mental. Mas fique atenta para escolher os certos: os complexos (pão, batata, grãos) são absorvidos mais lentamente, fornecendo energia de forma regular, já o açúcar dos doces é absorvido tão rapidamente que é armazenado como gordura, sem fornecer energia de modo constante”.

Fazendo a roda girar

Para que esses alimentos melhorem a memória, a nutricoach esclarece que “é necessário comer um deles todos os dias, a cada refeição, como por exemplo: leite e torradas (carboidrato) no café da manhã; salada com tomate, nozes e ovo ao almoço; suco de frutas cítricas com gérmen de trigo no lanche, e salmão ao jantar. Seguindo direitinho, se após três meses a memória não melhorar, é importante consultar um médico”.

Fonte DaquiDali


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