Temporada da esfoliação: remova impurezas e rejuvenesça a aparência da sua pele
Temporada da esfoliação remova impurezas e rejuvenesça a aparência da sua pele

Temporada da esfoliação: remova impurezas e rejuvenesça a aparência da sua pele

Outono e inverno podem ser considerados a temporada da esfoliação, já que os dias na praia ou na piscina se tornam menos frequentes e surge a necessidade de recuperar o viço e a beleza geral da sua pele. E o DaquiDali te dá todas as dicas para investir nela sem medo.

“A esfoliação é uma boa pedida quando a pele está mais opaca e precisa de uma rejuvenescida. Ela também funciona para a acne, porque diminui o excesso da oleosidade, e facilita bastante a remoção de cravinhos. Nesses casos, é bem-vinda”, explica o dermatologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo e professor da Associação Pele Saudável. Ela também é útil naqueles dias de rosto craquelando – especialmente nos lábios e cantinho do nariz – comuns na estação.

A frequência ideal

Esfoliação pode ser feita a cada 15 dias. Foto: deniskomarov/iStock Temporada da esfoliação: remova impurezas e rejuvenesça a aparência da sua pele Temporada da esfoliação: remova impurezas e rejuvenesça a aparência da sua pele esfoliante487815862

Esfoliação pode ser feita a cada 15 dias. Foto: deniskomarov/iStock

Apesar de muitos produtos indicarem o uso semanal, o melhor é que você não exagere na dose, afinal, até mesmo o inverno tem seus dias de sol. “É preciso ter um certo cuidado, porque se você se aprofunda demais pode machucar a pele e deixa-la mais sujeita a manchas e cicatrizes. Faça a cada 15 dias e alterne com uma higienização mais profunda, com demaquilante, sabonete e tônico, uma vez por semana”, indica.

Escolhendo o produto ou ativo

Se você for procurar por um produto pronto verá que praticamente todos tem a indicação do tipo de pele, algo que deve ser seguido à risca. “Para as caseiras, pessoas com pele seca podem usar algum tipo de óleo a frio (como o de gergelim) combinado com uma semente de sua preferência. Já para as oleosas podemos usar o amido de milho ou o açúcar mascavo, que secam melhor”, aconselha. Aqui você encontra receitas.

Fazendo corretamente

Esfoliação deve ter movimentos circulares e suaves. Foto: MishaBeliy/istock Temporada da esfoliação: remova impurezas e rejuvenesça a aparência da sua pele Temporada da esfoliação: remova impurezas e rejuvenesça a aparência da sua pele esfo510971008

Esfoliação deve ter movimentos circulares e suaves. Foto: MishaBeliy/istock

Chegou o dia de esfoliar? Então anote as dicas para não errar: “Você deve começar com o demaquilante, lavar bem com um sabonete secativo caso a pele seja oleosa (como o com ácido salicílico), enxaguar bem e então esfoliar. Os movimentos devem ser circulares sem friccionar demais e umas duas ou três vezes em cada área do rosto é suficiente. Se você fica com o rosto um pouco sensível pode completar o dia de cuidado com substâncias calmantes, como calêndula, aloe vera e derivados de maracujá, que estão disponíveis até em forma de máscara”.

Nesse dia – e no seguinte – não esqueça de dar uma atenção especial ao protetor solar, que deve fazer parte da rotina em qualquer fase do ano. “Os cremes com ácido, como os noturnos, também não devem ser usados quando você esfoliar, então retome apenas na próxima noite”, esclarece.

Fonte DaquiDali


Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta