Alerta de close errado! Cinco atitudes antiprofissionais que você tem e nem percebe
Alerta de close errado! Cinco atitudes antiprofissionais que você tem e nem percebe

Alerta de close errado! Cinco atitudes antiprofissionais que você tem e nem percebe

No ambiente de trabalho você precisa ter muito mais do que competências profissionais, é necessário ter jogo cintura e muito bom senso para lidar com o dia a dia. A CONDUTA E A POSTURA também são de fundamental importância para GARANTIR O DESENVOLVIMENTO DE SUA CARREIRA E O SUCESSO.

De acordo com MARCELO RIVANI, PSICÓLOGO, CONSULTOR DE EMPRESAS E PROFESSOR NA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, “por vezes, agimos de maneira antiprofissional, ou seja, jogamos contra nós mesmos, e essas atitudes podem custar uma promoção, uma viagem de negócios, ou até mesmo o próprio emprego. Geralmente, somos admitidos pelos conhecimentos técnicos apresentados no currículo e DEMITIDOS PELO COMPORTAMENTO”.

Para evitar esses riscos desnecessários, ele lista cinco atitudes antiprofissionais que se manifestam, muitas vezes, sem que você sequer perceba. Saiba quais são e fuja delas:

Foto: STUDIOGRANDOUEST/istock Alerta de close errado! Cinco atitudes antiprofissionais que você tem e nem percebe Alerta de close errado! Cinco atitudes antiprofissionais que você tem e nem percebe 499145600 STUDIOGRANDOUEST

FOTO: STUDIOGRANDOUEST/ISTOCK

FALAR MAIS DO QUE DEVE

Ser uma pessoa comunicativa e articulada é muito diferente de tagarelar ou pior, sair falando sem filtrar o assunto. “Dizem que ‘o peixe morre pela boca’, mas na verdade ‘o peixe morre porque abre a boca’. Às vezes falamos mais do que deveríamos ou precisaríamos. A comunicação corporativa está cada vez mais comprometida pelo fato de não utilizarmos a escuta ativa. SE VOCÊ COMEÇAR A OUVIR MAIS, perceberá que SE TORNARÁ UM COMUNICADOR COM MAIS QUALIDADE ARGUMENTATIVA, o que lhe destacará frente aos demais. Falar com propriedade nos momentos certos é um diferencial de mercado”, diz.

FAZER BRINCADEIRAS EM EXCESSO

O humor é muito importante nas relações profissionais, facilitando inclusive no desenvolvimento de tarefas em grupos ou multidisciplinares, “todavia, o excesso de brincadeiras, piadas, trolagens PODERÁ SER INTERPRETADO COMO FALTA DE COMPROMETIMENTO ou engajamento e até mesmo AUSÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO. Ser engraçada é legal, ser engraçadinha é visto com maus olhos pelos gestores. Use o humor a seu favor, na hora certa e dentro de um contexto pertinente. Antes de soltar a piada avalie se vale a pena se expor”, sugere o profissional.

Foto: Stockbyteistock Alerta de close errado! Cinco atitudes antiprofissionais que você tem e nem percebe Alerta de close errado! Cinco atitudes antiprofissionais que você tem e nem percebe skd260209sdc Stockbyte

FOTO: STOCKBYTEISTOCK

PROCRASTINAR

Deixar para depois é uma decisão que dificilmente passa despercebida, além disso, é vista como “enrolação” mesmo pelos demais colegas de trabalho. E ESSA É UMA FAMA QUE PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO QUER. Segundo Rivani, “a falta de iniciativa a levará para um mundo de pressão com prazos cada vez mais curtos. Não procrastine, faça sua agenda de modo a dividir o que é prioridade – deve ser feito agora, urgente – posso fazer hoje, importante – posso fazer até amanhã. Sua ORGANIZAÇÃO LHE GERARÁ COMPROMETIMENTO, resultando cada vez mais, a chance em assumir projeto de maior importância, ALAVANCANDO ASSIM SUA CARREIRA”.

ACHAR QUE TODO MUNDO É SEU AMIGO

Você pode ser simpática, carismática, gentil e possuir todas as qualidades que te fazem uma pessoa querida. Mas é importante ter bom senso e não achar que seus colegas de trabalho são seus novos melhores amigos de infância. CONFIAR NELES DE MODO EXCESSIVO PODE SER COMPROMETEDOR. “Realmente é muito bom firmarmos amizades dentro das empresas que trabalhamos, mas não devemos confundi-las com o profissionalismo. A mistura dessas relações poderá acarretar desgastes futuros, falta de compreensão de novas posturas, comprometendo assim a cultura organizacional. TENHA AMIGOS, MAS TRABALHE COM OS PROFISSIONAIS”, orienta Marcelo.

Foto: master1305/istock Alerta de close errado! Cinco atitudes antiprofissionais que você tem e nem percebe Alerta de close errado! Cinco atitudes antiprofissionais que você tem e nem percebe 535506890 master1305

FOTO: MASTER1305/ISTOCK

COMENTAR “DESPRETENSIOSAMENTE” DE OUTRO COLEGA

É impossível gostar de todas as pessoas, mas isso não justifica falar mal de A ou B, principalmente no ambiente de trabalho. “É praticamente instintivo esse comportamento, mas nada profissional. FOFOCAR sobre colegas é deselegante e EXTREMAMENTE ANTIPROFISSIONAL. Identifique o que no comportamento do outro você não aprova e avalie o porquê dele agir dessa forma. Talvez ao reconhecer as atitudes tomadas você consiga entender o porquê de determinado comportamento”, afirma o psicólogo. Compreendendo ou não, O IMPORTANTE É NÃO DIVULGAR SUAS IMPRESSÕES.

Você pode e deve ser natural, mas “se policiar para não ter esses tipos de atitudes, fará com que sua postura mude para melhor, e O RECONHECIMENTO DE UMA NOVA PROFISSIONAL SERÁ NOTADO. O mercado está repleto de ‘mais do mesmo’. Faça e seja a diferença que ele tanto procura, assim seus talentos e competências se destacarão na multidão”, recomenda Rivani.

Fonte DaquiDali


Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta