Oito mudanças de hábitos para você acordar disposta e aproveitar o dia e a vida
Happy girl waking up stretching arms on the bed in the morning

Oito mudanças de hábitos para você acordar disposta e aproveitar o dia e a vida

Você trabalha de segunda a sexta (às vezes até sábado), e quando chega o fim de semana, não tem disposição para sair da cama, de tão cansada. Na segunda-feira, então, nem se fala. Mas esses dias podem estar contados: é só fazer PEQUENAS (MAS MUITO EFICAZES) MUDANÇAS NOS SEUS HÁBITOS. Olha só!

MANTENHA HORÁRIOS REGULARES

Se, por exemplo, você almoça e sai para trabalhar todos os dias no mesmo horário, quando acontece algum imprevisto e se atrasa ou precisa comer mais tarde, não sente que o dia ficou bagunçado? Isso também acontece com seu sono! “Nós temos ritmos biológicos. Se um dia você dorme às três da manhã e acorda mais tarde no dia seguinte, isso mexe com seu ritmo, e pode causar insônia ou dificuldade para iniciar o sono”, diz o DR. GERALDO LORENZI FILHO, VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO SONO, diretor do Laboratório do Sono do InCor e coordenador da residência médica em medicina do sono dos Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

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NÃO ATRASE SEU SONO COM DISTRAÇÕES ELETRÔNICAS

Laptop, televisão, celular, tablete, etc. Não é fácil resistir a dar aquela olhadinha, mas pense “ou eles, ou eu”. De acordo com o especialista, “você não deve se expor a luz forte uma hora antes de dormir, pois ela retarda a secreção de melatonina, um hormônio relacionado ao preparo do sono. Essa iluminação bloqueia a produção de melatonina pelo organismo”.

CAMA É UM LUGAR SÓ PARA DORMIR E FAZER SEXO

Você cozinharia no banheiro? Provavelmente não, porque lugar de preparar alimentos é na cozinha, não é mesmo? A regra é a mesma para sua cama. “Não faça refeições ou responda e-mails, pois lá é um lugar para você ficar relaxada. Se leva trabalho e problemas para ela, dá sinais errados para seu organismo, condicionando-o a entender a cama de outro modo”, esclarece o profissional.

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FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES

Eles são superimportantes para uma noite de sono sem interrupções, como ronco e inquietação, por exemplo. Mas o médico faz um alerta: “o ideal é não fazer muito antes de dormir, pois qualquer atividade que fizer a noite, vai atrasar seu horário de ir para cama, já que você estará agitada. Você não sai de uma corrida, desliga a luz e dorme. É preciso respeitar o período de relaxamento”, explica Dr. Geraldo.

DURMA O NÚMERO SUFICIENTE DE HORAS

Não existe um número exato, pois os organismos e as rotinas são diferentes. “A gente é muito restrito de sono por ficar acordado muito tempo à noite. O número de horas é variável de acordo com a idade e o sexo, ou seja, homens e mulheres mais jovens e mais novos têm necessidades diferentes entre si”, ressalta o especialista.

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TENHA UMA ALIMENTAÇÃO LEVE ANTES DE DORMIR

Ir para a cama de barriga cheia, pesada, dificulta consideravelmente a qualidade do sono. Ah, é não é mentira, pode te fazer ter pesadelos mesmo! Segundo Dr. Lorenzi Filho, “se você comer muito antes de dormir, a digestão e o possível refluxo podem atrapalhar seu sono. Assim você dorme pior, e esse desconforto pode aumentar a chance de pesadelos”.

TENHA UM DIÁRIO DE PREOCUPAÇÕES

Tire da sua mente, uma hora antes de dormir, todos os compromissos importantes e os capazes de tirar seu sono. Limpe sua mente. “Se precisa falar com alguém no dia seguinte, ir ao banco, resolver um problema, resolver uma questão do seu relacionamento, etc., anote isso e no dia seguinte você resolve. Faça um ‘download’ dessas tarefas e no dia seguinte você leia, não precisa ficar preocupada com medo de esquecer”, orienta o médico.

TENHA UM AMBIENTE ADEQUADO PARA DORMIR

Isso vale para o físico e para o mental (que você já viu como lidar no tópico acima). “Às vezes, o excesso de barulho e luz incomodam e você nem se dá conta de que estão atrapalhando seu sono”, lembra o médico.

Fonte DaquiDali


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