Sabia que a felicidade no casamento agora tem novas regras? Descubra quais são
SABIA QUE A FELICIDADE NO CASAMENT

Sabia que a felicidade no casamento agora tem novas regras? Descubra quais são

“Que seja eterno enquanto dure” é uma frase clássica quando o assunto é casamento, o problema é que essa eternidade tem sido cada vez mais curta. Mas por quê? A felicidade agora tem novas condições, e alcançá-la de verdade depois do “eu aceito” tem sido um pouco mais difícil.

Pelo menos é o que diz um novo estudo da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, liderado pelo professor e especialista em relacionamentos Eli Finkel, também autor do livro recém-lançado “The All-or-Nothing Marriage: How the Best Marriages Work”, sem edição em português, mas algo como “O casamento tudo ou nada: como os melhores casamentos funcionam”.

Segundo o autor, o que acontece hoje é que as pessoas, além de não se casarem pelos mesmos motivos de antigamente (no tempo dos avós eram motivações econômicas e sobrevivência básica), ainda nutrem outros tipos de expectativa, que visam atender a questões emocionais e psicológicas. Em resumo, as coisas mudaram: os casamentos por necessidade saem de cena e dão espaço a relações que só são entendidas como felizes quando promovem autoconhecimento, crescimento pessoal e satisfazem emocionalmente, ou seja, trabalham questões mais profundas.

Sabia que a felicidade no casamento agora tem novas regras? Descubra quais são Sabia que a felicidade no casamento agora tem novas regras? Descubra quais são 578556272 jacoblund 1
Os casais quem uma parceria que os faça crescer no relacionamento e como pessoas mesmo. Foto: jacoblund/iStock

O que se espera do parceiro é que ele enriqueça a relação com várias qualidades, sendo confidente, um bom amante, melhor amigo etc. Naturalmente, não é fácil chegar nesse nível, mas o estudo ainda afirma que, uma vez atingidas essas expectativas, o sentimento é muito mais gratificante do que décadas atrás. Quer mais? Se a relação estiver “meia boca”, ela também não tende a durar muito, não! A frustração tem feito com que as pessoas pulem fora mesmo.

Em suma, um casamento com essas novas “regras para ser feliz” exige muito mais tempo e energia. “A boa notícia é que nossos casamentos podem florescer hoje como nunca antes. Eles só não conseguem fazer isso sozinhos”, declarou Finkel. E aí, preparada para esse megainvestimento?

Fonte: DaquiDali.


Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta