8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro
8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro

8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro

Nós costumamos imaginar um futuro em que teremos muita felicidade e conforto a partir da tecnologia que teremos ao nosso dispor. Olhando para o passado, não é difícil imaginar que a imaginação pode mesmo se transformar em realidade, quando a gente analisa a evolução do conforto ao longo dos anos.

Mesmo que a possibilidade de desastre sempre esteja em vista – como várias obras de ficção científica insistem em prever –, a visão otimista também pode ser convincente, a partir de algumas inovações que já vemos tomando forma em nossa realidade.

Vamos conferir algumas das mais recentes tecnologias que vão ajudar a fazer nossas vidas muito mais fáceis muito em breve.

1 – Robôs

1 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 1 235

Recentemente, cientistas criaram máquinas com a habilidade de manter o equilíbrio, andar e correr sobre terrenos acidentados. Por causa das funções, os robôs se tornam muito mais úteis do que humanos em alguns ambientes. Por décadas, a humanidade aguarda a chegada de robôs em nossas vidas. É claro que a inteligência artificial já está nos afetando há anos, mas o verdadeiros robôs com formas de humanos e animais começam a tomar forma e, em breve, poderão ser utilizados até mesmo como ajudantes dentro de casa.

2 – Chips neuromórficos

2 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 2 151

Você sabia que o nosso cérebro é a máquina com o processamento mais avançado em todo o universo conhecido? A mente humana é capaz de processar informações na velocidade da luz sem precisar consumir muita energia. A partir dessa referência, a engenharia neuromórfica está tentando reproduzir a velocidade e eficiência das funções cerebrais em máquinas. Isso nos ajudaria a criar processadores super velozes e eficientes para aplicar em smartphones, computadores e até mesmo robôs.

3 – Bateria radical orgânica

TOKYO, JAPAN:  An employee of NEC shows off a card-size sample and its open model to use thier new ultra-thin, flexible, rechargeable "Organic radical battery" (ORB) during the iExpo2005" exhibition in Tokyo, 09 December 2005. NEC says it has capable of super-fast (30-second) charging and can be embedded into smartcards and intelligent paper.The ORD uses a type of plastic called organic radical polymer as its cathode.    AFP PHOTO / TOSHIFUMI KITAMURA  (Photo credit should read TOSHIFUMI KITAMURA/AFP/Getty Images) 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 3 67

Hoje em dia, os smartphones são os nossos melhores amigos e companheiros mais fiéis, como já mostramos numa matéria aqui na Fatos Desconhecidos. A medida que seu uso se torna mais frequente e seu processamento mais poderoso, entretanto, o esforço para uma bateria mais eficiente também se faz necessário. Pensando nisso, em 2005 foi desenvolvida a primeira bateria radical orgânica. A bateria ainda não está disponível para os consumidores, mas se trata de um dispositivo mais sustentável do que as baterias de metal que deve se tornar uma alternativa viável para as baterias de lítio populares atualmente.

4 – Trem Hyperloop

4 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 4 54

O Hyperloop é um modelo de trem proposto por Elon Musk que pode alcançar velocidades superiores a 1.000 km/h. Seu funcionamento consiste em um veículo flutuando em um tubo de baixa pressão com um constante fluxo de ar pressurizado. A partir da tecnologia, é possível criar um transporte eficiente, autônomo e de baixo consumo de energia.

5 – Impressão 3D

5 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 5 41

A tecnologia de impressões em 3D representa um avanço de limites incalculáveis. Atualmente, médicos já estão utilizando as impressões para fazer réplicas de órgãos, como corações, para praticar situações de operações e transplantes. A expectativa é de que seja cada vez mais comum a utilização das réplicas, não só em testes, mas também na fabricação dos próprios órgãos transplantados.

6 – Fazendas verticais

6 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 6 40

Previsões de especialistas acreditam que a população humana pode alcançar a marca de 9 bilhões até o ano de 2050 e cerca de 80% dessas pessoas viverão nas cidades. A superpopulação irá maltratar o planeta de tantas formas, que teremos que encontrar alternativas. Uma delas será a evolução das fazendas verticais, que utilizam técnicas de plantações em ambientes fechados e controlados. A organização das plantações em vários andares pode ser capaz de produzir até mil vezes mais alimentos do que uma fazenda no solo com a mesma área.

7 – Realidade virtual

7 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 7 35

A ideia de dispositivos de realidade certamente não é algo novo, mas 2016 viu verdadeiros avanços no campo. A tecnologia finalmente chegou aos clientes e começou a se popularizar, principalmente por meio de jogos e vídeo games, mas o desenvolvimento na área ainda deve ganhar mais força em ferramentas de comunicação a distância, estudo e pesquisas ou mesmo no campo do entretenimento, em áreas que vão além dos jogos, como cinema e música. Já imaginei ver um filme como se estivesse dentro dele ou estar num show do seu artista favorito sem sair de casa?

8 – Carros sem motorista

8 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 8 tecnologias recentes que vão ajudar a mudar o futuro 8 21

Os carros automatizados que são controlados sem motoristas estão entre as tecnologias mais aguardadas em todo o mundo. Milhões de pessoas morrem todo ano em colisões de trânsito, várias causadas pelos erros de motoristas humanos. A tecnologia já está em funcionamento em vários veículos, mas passa por fase de desenvolvimento, já que precisa de muita melhorias antes de provocar a revolução no trânsito. Enquanto as máquinas ainda não aprendem a lidar com motoristas humanos, só nos resta aguardar um futuro muito melhor na direção, que não deve demorar para chegar.

Ansioso para as tecnologias? Quais dela você mais aguarda para a sua rotina?

Fonte Fatos Desconhecidos


Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta