3 exemplos de uso errado de conectivos em português
3-exemplos-de-uso-errado-de-conectivos-em-portugues

3 exemplos de uso errado de conectivos em português

Quem precisa da escrita sabe: é preciso atenção ao uso dos conectivos. Vejamos um parágrafo inadequado:

“O novo secretário é José de Freitas, ex-titular da pasta de finanças que pediu demissão há um mês e aceitou o convite para voltar à administração.”

Sabe-se que a conjunção “e” é aditiva, ou seja, tem o papel de acréscimo. Analisando o trecho acima, pergunta-se: o novo secretário aceitou o convite para voltar à administração agora ou há um mês, quando pediu demissão da pasta de finanças? Certamente não.

Ficaria mais adequado assim:

“O novo secretário é José de Freitas, ex-titular da pasta de finanças, que pediu demissão há um mês, mas agora aceitou o convite para voltar à administração.”

Vejamos este outro trecho:

“Como a empresa, entretanto, está em péssima situação financeira, deverá, além disso, investir o que for possível neste projeto.”

Há conectivos em excesso: “como”; “entretanto”; “além disso”. Seguem duas sugestões:

“Como nossa empresa está em péssima situação financeira, devemos investir o que for possível neste projeto”. (ideia de causa e consequência)

“Nossa empresa está em péssima situação financeira, porém devemos investir o que for possível neste projeto.” (ideia de adversidade, contrariedade)

Em qualquer manual de redação, existe a recomendação para se tomar cuidado com frases longas e desconexas. Analisemos esta:

“A comissão encontrou equipamentos velhos no laboratório e muitas amostras de órgãos abandonados, que deveriam servir para o diagnóstico de câncer, mas já foram analisadas as lâminas com o exame preventivo, que também estavam esquecidas e foram alvo de denúncias na semana passada.”

Quando assim ocorrer, é melhor recorrer ao ponto e a outros conectivos:

“Alvo de denúncias na semana passada, a comissão encontrou equipamentos velhos no laboratório e muitas amostras de órgãos abandonados, que deveriam servir para o diagnóstico de câncer. Além disso, foram encontradas lâminas com o exame preventivo, igualmente esquecidas.”

Fonte Exame


Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta