Fique longe dos hábitos que aumentam a vontade de comer e atrapalham sua boa forma
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Fique longe dos hábitos que aumentam a vontade de comer e atrapalham sua boa forma

Uma das frases mais ditas (e pensadas) do mundo, certamente é “estou com fome”. E como, às vezes, ela parece um monstro dentro de você, não é raro vir aquela dica para beliscar algo antes do almoço, como uma maçãzinha, por exemplo, para dar uma amenizada. O problema é que esse é só um dos hábitos e alimentos que causam efeito contrário, ou seja, te deixam com ainda mais vontade de mastigar. Conheça outros!

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APOSTAR CEGAMENTE NAS FRUTAS

As frutas são opções excelentes de lanches saudáveis, “porém, algumas, após serem ingeridas, nos levam a ter um pico de glicose (açúcar) no sangue, seguido por um pico de insulina, responsável pela captação desse açúcar todo que estava circulante na corrente sanguínea. Uma parte foi consumida como energia (músculos e outros tecidos), outra foi para o cérebro e outra maior ainda estocamos na forma de gordura (a menos que você esteja correndo uma maratona). Isso tudo acontece bem rápido, e logo vem a queda da glicemia. É aí que sentimos necessidade de comer mais. Portanto, sempre associe alimentos de alto índice glicêmico (como alguma frutas) com outros que sejam fonte de proteína, gorduras boas ou fibras, tais como sementes, nozes, castanhas, farelos e grãos como aveia, linhaça, quinoa e amaranto”, explica MARCELLA AMMIRABILE, NUTRICIONISTA Clínica e Esportiva Funcional da Clínica Nutreecare.

Exemplos de frutas com alto índice glicêmico: banana, mamão, melancia, melão, uva passa, damasco, frutas secas, etc.

DEIXAR DE CONSUMIR DE ÁGUA E OUTROS LÍQUIDOS

O corpo possui aproximadamente 60% de água, e quando em falta, várias funções metabólicas podem ficar prejudicadas. Há aqueles dias em que nos esquecemos de beber líquidos e essa falta (mesmo que não tão grande) dificulta alguns processos internos, quando o organismo se cansa de enviar sinais de sede, que são facilmente ignorados ou até mesmo nem percebidos se estivermos ocupados demais. Então ele começa a enviar sinais de fome, pois esse é dificilmente deixado de lado, e os alimentos contêm uma certa quantidade de água. Sabendo disso, preste bastante atenção no seu consumo: não adianta ingerir três copos cheios de uma vez, dessa forma tudo o que não for necessário nesse momento, irá embora (urina). Para manter seu corpo sempre bem hidratado, tome pequenos goles ao longo do dia”, recomenda Marcella.

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CAIR NA TENTAÇÃO DOS DOCES

Esqueça aquele pedacinho de bolo para “enganar a fome” antes da refeição. “Com os doces, acontece o mesmo processo da velocidade de absorção do açúcar das frutas. Se você escolher comer um chocolate no meio da tarde ou antes do almoço, por exemplo, pode estar certo que depois de pouco tempo virá uma necessidade de comer mais. A dica para quem precisa de um docinho no dia, é consumi-lo como sobremesa após uma refeição equilibrada e balanceada, e sempre com moderação”, afirma a profissional.

ESCORREGAR NA PRIMEIRA REFEIÇÃO DO DIA

Segundo a nutricionista, a primeira refeição que você fizer no dia determinará como ele será até o final! “Isso porque, quando escolhemos alimentos ricos em açúcares e carboidratos simples (poucas fibras e alto índice glicêmico), teremos mais fome e iremos procurar por mais alimentos calóricos e açucarados o resto do dia todo. Diferente de quando começarmos o dia com proteínas e alimentos ricos em fibras, que nos deixam mais satisfeitos. Há estudos que comprovam que iniciar o dia com ovos, frutas e gorduras boas, nos fazem consumir uma quantidade calórica total menor, principalmente quando chegamos mais saciados no jantar”.

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CONSUMIR MASSAS E PÃES BRANCOS

Os carboidratos simples, feitos à base de farinha branca também são digeridos rapidamente, “liberando muito açúcar na nossa corrente sanguínea, e quando há a queda dele, a fome aparece para que essa falta seja suprida. Por isso é comum vir uma fome inexplicável uma hora após aquela macarronada de domingo! Isso ocorre por causa da velocidade de absorção desse açúcar. A dica aqui é optar por alimentos integrais e sempre combiná-los com fontes de proteínas, lembrando sempre de mastigar muito bem os alimentos, uma vez que nosso cérebro demora cerca de 20 minutos para receber a informação de saciedade. Começar as refeições com um belo prato de salada crua também nos ajudar a ficar saciados por mais tempo”, sugere a especialista.

Fonte: Daquidali


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