Pensando em abrir um negócio? Veja as cinco maiores dúvidas na hora de empreender
Pensando em abrir um negócio Veja as cinco maiores dúvidas na hora de empreender

Pensando em abrir um negócio? Veja as cinco maiores dúvidas na hora de empreender

Abrir o próprio negócio é um sonho de muito brasileiros. Mas antes de dar um passo tão importante, surgem muitas dúvidas. Para entender melhor como funciona esse início, o DaquiDali pediu a um especialista da área de empreendedorismo que selecionasse as cinco maiores questões dos futuros empresários.

Marcelo Rivani, psicólogo, professor na Fundação Getúlio Vargas e executive coach em empreendedorismo, declara que “segundo pesquisas do SEBRAE 70% dos brasileiros se tornam empreendedores por enxergar uma oportunidade de negócio e 30% por necessidade”. É ele quem conta quais são as grandes dúvidas e responde cada uma delas. Fique esperta porque uma pode ser a sua!

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Os brechós tem sido um bom investimento na atualidade. Mas tem que ser estiloso! Foto: Highwaystarz-Photography/istockg

O que está em alta em época de crise?

O princípio é básico: fique atenta para identificar o que o mercado pede. Quais as necessidades dos consumidores? O que faz falta? A seguir, as tendências listadas por Marcelo que estão em alta:

Brechós: comprar roupas novas tem perdido espaço para as roupas seminovas, e por isso os brechós estilosos têm caído no gosto popular.
Oficinas mecânicas: a crise faz com que manter um automóvel por mais tempo seja menos oneroso ao seu proprietário, sendo assim, as oficinas estão em alta.
Oficinas de reformas de vestuários: reformar peças é uma forma de economia para os brasileiros, e ser rápida no atendimento com eficiência de resultados é um diferencial.
Lojas de atacados: no momento de crise, os brasileiros buscam opções de compra em lojas que concentrem um grande numero de produtos a preços mais acessíveis.
Alimentação: explore a área de alimentação saudável e rápida. São ótimas para serem comercializadas para pessoas físicas ou empresas.
Café da manhã para empresas: há uma tendência, baseada em programas corporativos, no oferecimento aos colaboradores de um café da manhã saudável e com diversidade de produtos. Esse segmento é interessante e em expansão.

Como eu descubro qual o melhor mercado pra mim?

Pesquise e pergunte-se: “na região em que pretende abrir sua empresa, qual o poder de aceitação, consumo ou uso de seu produto? Os concorrentes como estão? A população que transita é um possível cliente, ou somente estão de passagem?  Essas respostas poderão definir se realmente as localizações geográfica e demográfica estão favoráveis ao seu novo negócio”, diz o especialista.

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Estudar a concorrência é fundamental se você opta por trabalhar com algo que já existe. Foto: VladTeodor/istock

É melhor trabalhar com um produto inovador ou que já existe?

Se o que você irá comercializar o que é inédito, parabéns! “Talvez você tenha encontrado a ‘galinha dos ovos de ouro’, mas se seu produto ou serviço já existir, aqui vai uma dica preciosa: estude seu concorrente e procure identificar as deficiências que ele possui para que você não as cometa. O mercado precisa de um atendimento ou serviço de qualidade e excelência, não de mais do mesmo, então, seja diferente e você terá sucesso”, recomenda Rivani.

Como divulgo minha empresa?

Através de um plano de marketing físico e digital. A divulgação de sua marca, serviços ou produto é o que lhe projetará no mercado, para tanto, o consultor deixa claro que “é fundamental desenvolver um plano de marketing adotando canais convencionais de divulgação. Você pode utilizar catálogos, panfletos, ou outros materiais nessa linha de ação, entretanto, atualmente a utilização e exploração das redes sociais é o diferencial que lhe fará conhecida. Esse canal é rico, uma porta escancarada para seu produto aparecer. Um bom site e uma página bem interessante nas redes sociais poderão lhe auxiliar muito”.

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Na dúvida em montar um plano de negócios sozinha, convide os amigos mais experientes no assunto para te ajudarem. Foto: SolisImages/istock

Como fazer um plano de negócio?

Ele é o primeiro passo, sem esse plano nada acontecerá. O profissional sugere que você responda as seguintes perguntas ao montá-lo:

– O que quero fazer?
– Por que quero montar um negócio?
– Quanto de investimento será necessário?
– Qual a estimativa de faturamento e margem de lucro?
– Quanto tempo levará para obter o retorno do capital investido?
– Como treinarei as pessoas da empresa?

Ao responder essas perguntas, você estará iniciando oficialmente seu empreendimento. “Seja realista e calculista. Sempre ressalto que para abrir um negócio, não tenha paixão, pois a paixão cega e impede de ver os defeitos por quem se está apaixonada. Trate seu negócio como investimento, seja fria ao analisá-lo, flexível para mudar de rota e humilde para redesenhar seus objetivos”, diz o executive coach.

Fonte DaquiDali


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