Trotes continuam nas ligações para a SAMU, através do telefone gratuito 192 | Paulo Afonso Tem
trotes samu

Trotes continuam nas ligações para a SAMU, através do telefone gratuito 192

O número 192 disponibilizado para ligações gratuitas enfrenta um problema em comum. Diariamente, milhares de informações de ocorrências falsas, os chamados ‘trotes’, são recebidas pelo SAMU responsável pela saúde da população.

Conforme informações fornecidas por Fabrizia Vital Coordenadora Geral SAMU REGIONAL PAULO AFONSO -192, revela em um balanço do Natal e réveillon 2017 em Paulo Afonso, que os trotes infelizmente continuam na estatística, 89 trotes no Natal e 68 trotes no réveillon.

Nas festas de final de ano em Paulo Afonso no final de semana das comemorações do Natal foram registrados 85 ocorrência (22 acidentes de Moto; 05 acidentes de carro; 03 atropelamentos; 02 óbitos; 08 gestantes entre outros traumas),36 orientações médicas e 89 trotes.

No final de semana, quando se comemorou o réveillon, foram registrados 99 ocorrências (03 acidentes de carro, 08 acidentes de moto, 02 atropelamentos, 08 atendimentos a gestantes entre outros traumas);49 orientações médicas e 68 trotes.

trostes samu 1  Trotes continuam nas ligações para a SAMU, através do telefone gratuito 192 trostes samu 1

De acordo com a coordenação do SAMU de Paulo Afonso, de todas as ligações recebidas anualmente, na maioria são informações de ocorrências inexistentes. Os números lideram os índices de registros do serviço. A Secretaria Municipal de Saúde salienta que “Trote é crime com pena de 1 a 3 anos de prisão. Fabrízia Vital – Coordenadora local do SAMU, chama a atenção para o lado mais cruel dessa brincadeira de mau gosto. “Enquanto uma ambulância se desloca com uma equipe socorrista para atender a uma falsa ocorrência, alguém que realmente necessita de socorro imediato pode morrer por falta de atendimento em tempo hábil”, adverte Fabrizia Vital Coordenadora Geral SAMU REGIONAL PAULO AFONSO.

Fonte: PA Notícias


Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta