7 Dicas de maquiagem essenciais para iniciantes | Paulo Afonso Tem

7 Dicas de maquiagem essenciais para iniciantes

Você assiste um tutorial na internet e fica sonhando com o look apresentado pela maquiadora, sem poder reproduzi-lo porque você não conhece as técnicas de make usadas no vídeo. Se identificou? Por isso, elaboramos sete dicas de maquiagem fundamentais para facilitar a sua vida como iniciante no mundo dos pincéis. Confira!

 Kit básico de maquiagem para iniciantes: O que comprar?

O primeiro passo para começar é comprar um kit básico de maquiagem. Com ele, você poderá testar os principais looks que deseja até adquirir a prática suficiente para criar novas técnicas. Os principais itens são:
  • Hidratante facial: é fundamental usar antes de começar a maquiagem, para garantir um aspecto mais bonito na pele.
  • Base e corretivo: Se você não quiser gastar muito no seu primeiro kit de maquiagem e precisar priorizar alguns itens, é recomendável que você dê preferência a estes dois itens. Adquira os melhores que você puder comprar, pois é o acabamento da pele que dita a qualidade da maquiagem como um todo. Compre itens do tom exato da sua pele. Para testar passe um pouco de produto na mandíbula ou no pescoço. Eles devem sumir completamente, sem parecer mais claros ou escuros do que a sua pele.
  • Pó facial: Pode ser a versão compacta ou solta, o importante é que ele seja da cor exata da sua pele. Se você não encontrar, pode optar pela versão translúcida, que dará acabamento para a pele sem adicionar cor.
  • Sombras: Você não precisa investir em uma variedade de sombras muito grande no início, pois está aprendendo as primeiras técnicas de maquiagem. Prefira comprar tons neutros, como o marrom, preto e bege perolado para aprender as primeiras técnicas. Uma paleta com esses tons é versátil, combina com todas as ocasiões sempre um bom investimento.
  • Blush: Um ou dois tons são suficientes para começar. Uma das dicas de maquiagem mais legais é comprar um blush de tom rosado ou coral (experimente para ver qual combina mais com a sua pele) e um bronzer, assim você consegue criar diferentes propostas de visual.
  • Máscara para cílios: Um basta. Você pode escolher qual efeito acha mais interessante para os seus cílios e adquirir uma máscara específica. Os principais são: volume, alongamento dos fios, curvatura.
  • Delineador: Muito provavelmente você não vai conseguir lidar muito bem com um delineador líquido clássico. Você pode começar comprando as versões em lápis, canetinha ou em gel, que são mais fáceis de aplicar.
  • Batom: Aqui não existem limites. Compre os produtos das suas cores favoritas e texturas que mais valorizam os seus lábios. Os matte e semi-matte são os mais duráveis  e fáceis de lidar.
  • Pincéis: Compre um kit básico, com pincel para sombra, blush, pó, delineador… se quiser economizar, pode passar a base e o corretivo com as mãos, mas se preferir, compre um dual fiber para a base e um língua-de-gato para o corretivo. Esponjas, como a Beauty blender também funcionam muito bem e deixam um acabamento muito natural na pele.

Use a máscara de cílios certa para o efeito que você procura

Existe uma variedade imensa de máscaras para cílios, desde as que proporcionam maior volume às que contribuem para a impressão de fios mais longos e curvados. Escolher o tipo correto vai permitir que você obtenha, de fato, os cílios que deseja. Os que possuem escovinha comum e efeito de volume são perfeitos para quem gosta de muito drama na produção, depositando mais pigmento nos cílios e garantindo, assim, um efeito mais expressivo. Já as peças que têm escovinha de silicone e cerdas mais separadas garantem o máximo de precisão. São indicadas para quem ainda não tem muita habilidade com a máscara e também para quem deseja um efeito mais natural, alongando e separando os fios de forma eficiente, sem formar grumos.

Dicas de maquiagem para não errar na sombra 

Uma das dicas de maquiagem mais valiosas é a forma correta de aplicar sombra. Se você não tem prática, procure usar sombras de tons neutros, como o marrom e o bege. Comece fazendo uma marcação básica, aplicando a sombra mais clara no canto interno dos olhos e a mais escura no canto externo, esfumando bem na junção das duas cores para obter uma transição sutil. Se você ainda borra muito os cantos externos, cole uma fita crepe ou esparadrapo na diagonal, do canto externo do olho até a sobrancelha. Este truque ajuda a levantar o olhar (alô, moças com a pálpebra caidinha!) e também é uma mão na roda na hora de obter o delineado perfeito.

Escolhendo a base correta

Esta é uma das missões mais importantes na hora de comprar maquiagem e também uma das que mais causam confusão nas iniciantes da beauté. Para descobrir a cor certa para você não tem jeito, é preciso experimentar no seu rosto. Nada de aplicar a base no dorso das mãos ou no interior dos braços. A região certa para o teste é a lateral da mandíbula. Você pode aplicar a base nessa região e então esfumar as bordas. Se ela se fundir completamente com a pele é o tom certo para você. Mas se você ainda puder enxergar as bordas esfumadas é porque este tom é muito claro ou muito escuro para a sua pele. Além do cuidado com a cor, é importante observar o nível de cobertura que a base proporciona e o seu acabamento. As bases de cobertura mais leve e acabamento natural (levemente cintilante) são as mais indicadas para quem está começando. Agora, se a sua pele tende ao excesso de oleosidade, o melhor é optar por uma base matte.

 Corrija as sobrancelhas de modo natural

O segredo das sobrancelhas maravilhosas das famosas é a correção e preenchimento das falhas com maquiagem. Muitas vezes só essa correção já é responsável por uma bela diferença no visual, dispensando produções muito elaboradas para deixar o visual mais bonito. Para fazer a correção sem deixar o look com aspecto artificial é preciso encontrar produtos com o tom de marrom ou cinza exatos da sua sobrancelha. Pode ser lápis, delineador ou sombra específicos para essa função. O passo a passo é desenhar os fiozinhos sobre as falhas da sobrancelha com um pincel chanfrado bem fininho e a sombra. Depois é só esfumar os traços com uma escovinha para deixar os traços mais naturais.

Passe batom escuro com perfeição 

Realçar os lábios é uma das primeiras técnicas de maquiagem que aprendemos na vida. Passar batom, aparentemente, não tem segredo, certo? No entanto, existem algumas dicas de maquiagem que ajudam a alcançar o resultado perfeito e maior durabilidade na cor dos lábios. A primeira dica é delinear o contorno dos lábios com lápis da mesma cor do batom e preencher toda a extensão da boca para aumentar a durabilidade do batom. Outra técnica interessante que tem o mesmo objetivo é aplicar um pouco de pó translúcido sobre o batom. Depois de passar o batom é só colocar um lencinho de papel sobre o batom e passar o pó translúcido com um pincel sobre o papel. É durabilidade garantida! Fonte: Blog Sephora

Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Curta-nos


Deixe uma resposta