Os melhores horários do dia para você comer seus alimentos preferidos | Paulo Afonso Tem

Os melhores horários do dia para você comer seus alimentos preferidos

Você já sabe que escolher os ingredientes certos faz diferença na dieta. Mas também é importante ficar de olho em outro ponto: a hora das refeições!

Para manter uma dieta equilibrada, você precisa apostar em alimentos saudáveis e ricos em nutrientes. Contudo, estudos apontam que o horário também influencia na digestão, no ganho de peso e no bem-estar. Descubra em qual momento do dia você deve comer cada uma destas delícias:

1. Chocolate meio amargo

Melhor horário: café da manhã Comer alguns pedacinhos nesse período vai fornecer boas doses de antioxidantes, substâncias que ajudam a diminuir o envelhecimento das células e protegem o coração. Evite: no lanchinho da tarde Se você consome mais que 25g de chocolate meio amargo por dia, o seu organismo começa a transformar os excessos em estoques de gordura. E não é isso que a gente quer, né?

2. Carne

Melhor horário: almoço A proteína é uma boa fonte de ferro, o que garante a oxigenação das células e dos órgãos. Isso reduz a fadiga e aumenta a imunidade. Evite: no jantar O alimento demora, em média, 5 horas para ser digerido. Então, comer antes de dormir pode prejudicar seu sistema digestivo.

3. Oleaginosas

Melhor horário: almoço Uma porção de 30g de nuts (amêndoas, castanhas, nozes…) no almoço vai fornecer boas doses de ômega 3 e gordura boa. A presença desses alimentos no cardápio está atrelada a menos mortes por doença cardiovascular, problemas respiratórios, pressão alta e obesidade. Evite: no jantar Elas são ricas em gorduras e calorias. Por isso, se forem consumidas à noite podem contribuir para os quilinhos extras.

4. Macarrão

Melhor horário: brunch ou almoço A massa integral é rica em fibras e ajuda no funcionamento no intestino, o que facilita o processo de desintoxicação natural do organismo. Evite: no jantar O prato, que costuma acompanhar carne, é rico em calorias. Para o jantar, a melhor opção é apostar em alimentos mais leves.

5. Abobrinha

Melhor horário: jantar Ela é fonte de fibras e tem efeito diurético – ou seja, ajuda a eliminar os excessos do dia. Evite: no café da manhã Logo cedo, o corpo tende a acumular líquidos. Como ela tem efeito diurético, pode causar a desidratação. Então, é melhor não consumir nesse horário.

6. Tomate

Melhor horário: café da manhã Os ácidos encontrados no tomate facilitam o processo de digestão e regulam o funcionamento do estômago e do pâncreas. Evite: no jantar O ácido oxálico presente na fruta aumenta a retenção de líquido e pode causarinchaço durante a noite.

7. Banana

Melhor horário: almoço A fruta é rica em fibras, o que facilita o processo de digestão e também evita azia. Evite: no jantar Comer banana à noite pode pesar na digestão e causar muco nas fezes.

8. Maçã

  Melhor horário: café da manhã A pectina, presente na casca da maçã, colabora para uma digestão mais lenta e reduz a absorção de açúcar pelo organismo. Rica em fibras, ela também promove o bom funcionamento do intestino. Evite: no jantar Como ela aumenta a produção de ácido no estômago, pode causar desconforto. Além disso, a pectina demora para ser digerida, principalmente, durante o sono.

9. Açúcar

Melhor horário: café da manhã As calorias do ingrediente são eliminadas com mais facilidade se você consumir comidas açucaradas pela manhã. Assim, o corpo tem um dia inteiro para gastar o que você comeu. Evite: no jantar O açúcar irrita o sistema digestivo e pode causar os famosos distúrbios de sono. Em excesso, ele também pode favorecer o ganho de peso.

10. Arroz

Melhor horário: almoço Rico em carboidrato, o arroz mantém a sua energia em alta durante o dia todo. Evite: no jantar Consumido em grandes quantidades e muito tarde, ele pode contribuir para que você engorde. Fonte: Boa Forma    

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