7 dicas para relaxar instantaneamente | Paulo Afonso Tem

7 dicas para relaxar instantaneamente

Sim, mesmo em meio ao caos é possível criar estratégias de relaxamento que representem poderosos refúgios. Conheça opções de bem-estar instantâneo.

Ouvir música, massagear os pés, ler um livro… Recorra a essas práticas para relaxar. Conheça práticas que proporcionam bem-estar instantâneo e não pense duas vezes: ao menor sinal de tensão, dê ordem de despejo ao stress!

Terapia do som

Poucas coisas tocam tão fundo na alma quanto a música. Estudos mostram que ela atravessa a parte do cérebro que funciona como um filtro racional e atinge diretamente a área das emoções. Para trazer bem-estar, basta que ela represente algo para você: tenha uma letra que expresse o que está sentindo, uma melodia que alegre o seu coração… Já alguns estilos, como a música clássica, possuem efeitos relaxantes comprovados: reduzem os batimentos cardíacos e a ansiedade. “A música equilibra os neurotransmissores responsáveis pela tranquilidade, o prazer e a calma”, diz a musicoterapeuta Maristela Smith (SP). Por isso, ao menor sinal de tensão, não pense duas vezes: suba o som!

Automassagem

Composto de uma base de madeira e várias hastes de aço flexível, o massageador de cabeça é um ótimo investimento. “Ao encaixar o objeto e fazer movimentos suaves para cima e para baixo, você relaxa a fáscia da região – membrana que encobre toda a estrutura óssea, músculos e órgãos e, com as tensões diárias, enrijece e perde a mobilidade”, esclarece a terapeuta corporal Fátima Pinsard, do Hotel Ponto de Luz (SP). Isso sem falar que as pontas do “aparelhinho” são revestidas de material macio, que proporciona uma espécie de cafuné. Bastam cinco minutinhos, de preferência no final do dia, para recobrar a calma e dar ordem de despejo ao stress.

Reflexologia

Os pés possuem pontos reflexos que representam as várias partes do corpo. Além disso, como nos sustentam o dia todo, são alvos fáceis da tensão e do cansaço. Para revigorar a região, uma boa alternativa é recorrer à massagem. “Utilize um pedaço de bambu com aproximadamente um palmo de comprimento. De pé, apoie-se numa cadeira e pise devagar, com um pé de cada vez, rolando o bambu para a frente e para trás e forçando os dedos do pé bem abertos em direção ao chão”, orienta a terapeuta Fátima Pinsard. O bambu pode ser encontrado em casas de jardinagem e paisagismo. Na falta dele, você pode usar um cabo de vassoura.

Leitura relax

Às vezes, tudo de que precisamos para vencer um problema é desviar o foco dele, ainda que momentaneamente. Esse respiro traz a calma necessária para termos uma visão mais ampla do que está acontecendo e, assim, buscar soluções acertadas. A leitura pode ser um bom escape, pois nos transporta para diferentes cenários. E aí a escolha pessoal faz toda a diferença: tem gente que adora o frio na barriga proporcionado por uma história policial, outros preferem suspirar com um romance. Não é fã da leitura? Carregue um caderninho na bolsa e use-o como um diário. Colocar os sentimentos no papel traz mais leveza e equilíbrio para o dia a dia.

Bolas chinesas

As bolinhas de fisioterapia já são antigas aliadas no combate à tensão – você pressiona com as mãos e logo se sente melhor. Mas as bolas terapêuticas chinesas, também conhecidas como bolas de Baoding – nome dado em alusão à cidade onde surgiram – são igualmente poderosas. Feitas de ferro e vendidas aos pares, elas são ocas e trazem um guizo no interior. Ao serem movimentadas, você ouve um suave tilintar. “Elas devem ser colocadas numa das mãos e giradas, uma em volta da outra, em sentido horário e anti-horário”, ensina o terapeuta Sergio Luiz Villasboas (SP). Segundo ele, as bolinhas relaxam as articulações, ativam a circulação sanguínea e beneficiam o sistema nervoso central, reduzindo a ansiedade e a fadiga.

Memória afetiva

Quando algo dá errado ou nos irrita, tudo o que mais queremos é ver um rosto amigo. E o desejo tem explicação científica: a imagem é recolhida pelos olhos e trabalhada no cérebro, onde atinge o sistema límbico, relacionado às emoções. “Lá, atua diminuindo os níveis de cortisol e adrenalina, que disparam o nervosismo e a ansiedade, e libera endorfinas que causam bem-estar, além da ocitocina, o hormônio do vínculo afetivo, responsável pelas sensações de acolhimento e afeto”, explica Ricardo Monezi, especialista em medicina comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Portanto, experimente deixar a foto de uma pessoa querida na carteira, no celular ou sobre a mesa do escritório. A sensação de conforto é quase instantânea!

Essência floral

As flores são uma das mais belas expressões da natureza. Às vezes basta observá-las para nos sentirmos mais estimuladas. Mas o médico inglês Edward Bach foi além e descobriu em suas pesquisas, nos anos 1930, que elas possuem vibrações energéticas capazes de equilibrar as emoções negativas. Com base nesses estudos, o especialista criou 38 essências florais. São medicamentos naturais e que não causam dependência. “Como muitas vezes não identificamos a origem do nosso sofrimento, o ideal é consultar um especialista”, diz Jorge Luiz Brandt, terapeuta floral (SC). No entanto, não há riscos de tomar por conta própria; nas farmácias especializadas existe uma tabela com as indicações de cada floral: o white chestnut traz tranquilidade, o elm reduz a pressão…   Fonte: M de Mulher

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