Ligações indesejadas de bancos e financeiras já podem ser bloqueadas

  Sexta, 03 de janeiro de 2020
  G1    |      
Ligações indesejadas de bancos e financeiras já podem ser bloqueadas

    O interessado deve informar os números que quer bloquear no site naomeperturbe.com.br. O bloqueio pode demorar até 30 dias para começar a valer.

    A partir desta quinta-feira (2), clientes podem pedir o bloqueio de chamadas telefônicas de financeiras e bancos oferecendo empréstimo consignado. O bloqueio pode demorar até 30 dias para começar a valer.

    Dona Marlene Cerqueira tem 85 anos e já perdeu as contas de quantas ligações recebeu com ofertas de consignado - aquele tipo de empréstimo em que a parcela é descontada direto na folha do trabalhador ou no benefício do aposentado.

    “É abusivo. Tem dia que a gente recebe três telefonemas com o mesmo assunto para dizer o não”, disse.

    Idosos, como dona Marlene, são os que estão mais vulneráveis a esse tipo de oferta por telefone. A ouvidoria do INSS recebe, em média, 50 mil reclamações por ano relativas a crédito consignado.

     

    “Muitas vezes as pessoas não sabem diferenciar realmente se é uma boa opção ou não para o momento que está passando na vida”, disse Marcia Souza, diretora de Benefícios do INSS.

    Em novembro de 2019, 36% dos consignados foram feitos por aposentados. Trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos também podem fazer esse tipo de empréstimo.

    Agora, quem estiver incomodado com as ofertas vai poder bloquear essas ligações. Basta acessar o site não meperturbe.com.br. Para se cadastrar é preciso informar nome, CPF e e-mail e criar uma senha. Em seguida, validar o cadastro no e-mail que será enviado e acessar o site. Para pedir o bloqueio, coloque o número do telefone fixo ou celular e marque quais instituições não quer receber ligações de telemarketing.

    Depois que cadastrar o telefone no Não me Perturbe, os bancos e as empresas contratadas têm um mês para parar de ligar. Mas, atenção: o pedido de bloqueio tem de ser renovado a cada ano.

    A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) afirma que as instituições que não respeitarem o pedido de bloqueio serão punidas.

    “Advertências, multas elevadas e até exclusão dos bancos do sistema de autorregulação. Isso pode culminar até a impossibilidade de oferta do produto. Portanto, são sanções que, realmente, têm por finalidade coibir práticas abusivas, coibir o assédio comercial”, explicou Isaac Sidney, vice-presidente Febraban.

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