Calou a voz do poeta Cloves Marques, cronista, engenheiro chesfiano, que nos deixou na manhã de 2 de fevereiro

  Terça, 02 de fevereiro de 2021
  Folha Sertaneja    |      
Calou a voz do poeta Cloves Marques, cronista, engenheiro chesfiano, que nos deixou na manhã de 2 de fevereiro

    Os últimos tempos têm nos trazido o baque constante de notícias de perdas de gente com que convivemos por um pequeno tempo que tenha sido mas que deixou marcas de sua passagem em nossa vida, em nossa caminhada.

    Há dias, ficamos impactados com a viagem inesperada de Voldi Ribeiro, sociólogo, pesquisador das coisas do Nordeste.

    No outro dia, chega a notícia da ida prematura da nossa colega Professora Luci Henrique e logo depois chega outra triste notícia da viagem sem volta da colega Professora do COLEPA, Maria do Carmo, que era também muito querida como Vice-diretora do Colégio Polivalente, da Rede Estadual de Ensino da Bahia, de onde tinha se aposentado há três ou quatro meses.

    Foi-se Luiz e outros Luízes, Josés, Marias, ocupam leitos de UTI buscando a cura para retornar ao seio das famílias.

    A insensível e fria estatística mostra números sempre crescentes de doentes, também de curados e das dezenas de pessoas, 69, pelos últimos boletins divulgados pelos órgãos responsáveis por estas informações.

    E, na luta heróica para nos manter vivos, nos enjaulamos, nos prendemos em nossas casas e parece que, a cada dia, precisamos ir para os cômodos mais do fundo, mais para dentro das casas, recolhidos que estamos às nossas tendas como fortalezas de salvação.

    Estávamos manuseando alguns livros de autores da região e me deparei com um chamado de Crônicas do Encontro, de Cloves Marques com uma dedicatória do autor para mim, datada de 20/12/1994, o ano em que este livro foi publicado.

    Em seguida comecei a escrever sobre o tempo de tantos desencontros que vivemos nos dias atuais.

    Enquanto acompanhava as mensagens que chegam a todo instante pelo Whatsapp, trabalhava a ideia de escrever sobre esses fatos, fazendo uma avaliação desse quadro medonho e aterrorizante que nos invade a todo instante e me deparo com a notícia do falecimento de Clóves Marques, engenheiro da Chesf, poeta, cronista, escritor premiado com oito livros publicados, nascido em Delmiro Gouveia/Alagoas, o autor de Crônicas do Encontro que acabava de folhear.

    Ele, irmão da Professora Cida, cunhado de Carlos Daniel, filho do Sr. Antônio Exalto que durante muitos anos trabalhou no comércio da Rua da Frente, na Av. Getúlio Vargas, na Loja Primavera de uma sensibilidade poética pouco comum aos engenheiros que precisam tratar de números frios, das réguas de cálculos, dos princípios matemáticos...

    Cloves escreveu vários outros livros, quase sempre inspirado na cultura japonesa, como ele declara em entrevista concedida a uma rede de Televisão do Recife (Veja o vídeo no final do texto).

    Quase um ano depois que o Covid tem feito milhões de vítimas em todo o mundo, vemos os leitos de UTI cheios e uma luta intensa nos profissionais da área da saúde, muitos deles vítimas deste mal, atuando como heróis anônimos, para salvar vidas e nem sempre têm o êxito que esperam e para o que tanto lutam.

    Em cada um de nós, renova-se a esperança que a vacina ainda salve a muitos. Uns, no entanto, não conseguiram ser alcançados por ela a tempo e partiram, deixando um vazio imenso, nos deixando entristecidos, sem ação, pesarosos, vivendo intensamente pela renovação permanente da nossa FÉ, a esperança que dias melhores virão e haveremos de voltar a nos abraçar...

    Para todos os familiares de Cloves Marques, Cida e Carlos Daniel e  filhos e outros familiares e de tantos que sofrem pela despedida prematura daqueles seus mais queridos, o nosso fraterno e virtual abraço. 

     

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda