Prefeitura entrega só um terço de 4 mil apartamentos às margens da Billings prometidos para 2018

  Segunda, 25 de fevereiro de 2019
  G1    |      
Prefeitura entrega só um terço de 4 mil apartamentos às margens da Billings prometidos para 2018
    A espera de Daniel por uma nova moradia desde que sua família foi removida de casa por conta de uma enchente já dura nove anos. Embora tenha sido um dos selecionados para morar no enorme empreendimento popular construído pela Prefeitura de São Paulo às margens da Represa Billings, na Zona Sul, Daniel e centenas de outros beneficiados ainda não têm previsão de quando finalmente vão conseguir pegar suas chaves.
     
    Em março de 2018, a Prefeitura prometeu que entregaria todas as 3.860 unidades do Residencial Espanha até o fim do ano. No entanto, até agora apenas um terço dos apartamentos foi entregue: 580 em outubro e outros 740 em novembro. Em visita ao local na última quinta-feira (22), a reportagem constatou que os prédios estão todos prontos, mas a maioria segue fechada e sem moradores.

    “No fim do ano o prefeito [Bruno Covas (PSDB)] foi lá e falou que todo mundo ia passar o Natal em suas casas. Quando chegou janeiro, nada. Aí eles falaram que deu um erro no documento. Agora a gente vai ter que esperar mais e eles não deram nem decisão de quando vão entregar”, afirma Daniel de Jesus. 

    Procurada pelo G1, a Secretaria Municipal da Habitação não explicou o motivo do atraso e não deu um novo prazo para a ocupação total. Em nota, a pasta afirmou apenas que uma nova parte será entregue a partir desta semana, “com a mudança das famílias gradativas de acordo com a aprovação do cadastro pela Caixa”. 

    Também prometidas para 2018, as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental que atenderiam à demanda de todas essas famílias ainda não saíram do papel. De acordo com a Prefeitura, o processo de licitação foi iniciado e o projeto está em fase de aprovação pela Cetesb.

    Não há previsão para a construção de novos postos de saúde na região. A demanda será encaminhada para a UBS Jardim Apurá, que já tem um atendimento saturado.

    Famílias aguardam há 9 anos

    Dona Creuza de Jesus faleceu antes que conseguisse ver a sua nova casa pronta. Em fevereiro de 2010, ela estava entre os moradores do Parque da Cocaia, no Grajaú, que foram removidos após uma enchente atingir o local.

    Nove anos depois, sua filha Cecília Viana ainda não conseguiu pegar as chaves a que sua família tem direito. Assim como Daniel de Jesus e Maria Aparecida Sousa, Cecília já assinou o contrato para morar no Residencial Espanha, mas ainda não se mudou e continua dependendo do auxílio aluguel de R$ 400.

    “Pessoas de outras áreas que estão na fila há bem menos tempo - 2 ou 4 anos - já se mudaram e a gente foi ficando para trás. Eles prometeram entregar em setembro, de setembro adiaram para dezembro. Agora, eles não têm previsão”, diz Cecília.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda