Queda no nº de assassinatos em 2018 é a maior dos últimos 11 anos da série histórica do FBSP

  Quarta, 27 de fevereiro de 2019
  G1    |      

    Total de mortes violentas caiu 13% no ano passado em comparação com 2017. São 51.589 assassinatos, ante 59.128 no ano anterior. Índice nacional de homicídios criado pelo G1 acompanha mês a mês os dados de vítimas de crimes violentos no país.

    A queda registrada no número de assassinatos no Brasil em 2018 é a maior em 11 anos se for levada em conta a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O país teve uma redução de 13% no número de mortes violentas no ano passado em comparação com 2017. Foram registrados 51.589 assassinatos em 2018, ante 59.128 no ano anterior.

    A queda interrompe uma alta no número de mortes por dois anos consecutivos. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública coleta os dados completos do país desde 2007. Até 2011, porém, os dados se referiam a ocorrências (em que é possível ter mais de uma vítima). A partir de 2012, são consideradas as vítimas dos crimes.

    "A análise da série histórica dos registros de crimes violentos letais intencionais indica que a redução verificada entre 2017 e 2018 é a maior já registrada, tanto se olharmos para o número de casos como para a taxa. Essa é uma boa notícia e que merece ser comemorada, mas o desafio é compreendermos os motivos que levaram a redução destes crimes em tantos estados, alguns com quedas tão acentuadas (acima de 20%)", afirma a diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno.

    "O aumento expressivo da violência letal no ano de 2017 foi motivada em especial pela guerra entre facções criminosas e a crise no sistema prisional. Ainda que estes conflitos possam ter arrefecido, a redução em 24 unidades da federação mostra que outras dinâmicas devem ser verificadas. É necessário produzir estudos capazes de avaliar e compreender os determinantes destas quedas em tantos locais distintos. Isso significa dizer que, se temos uma boa notícia, não podemos falar ainda de uma tendência. Vai ser necessário muito trabalho para garantir que este resultado se sustente nos próximos anos", diz.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda