'O estuprador é você': a coreografia feminista chilena que está ganhando o mundo

  Quinta, 05 de dezembro de 2019
  G1    |      

    Com gestos e música de protesto, grupos em várias partes do mundo estão pedindo o fim da violência contra a mulher: 'A culpa não era minha, nem onde estava, nem como me vestia'.

    Nas ruas de Santiago, a capital do Chile, centenas de mulheres com os olhos vendados fazem uma coreografia enquanto gritam uma canção que está ressoando, agora, em várias partes do mundo."E a culpa não era minha, nem onde estava, nem como me vestia", diz parte da música criada pelo coletivo feminista Las Tesis, de Valparaíso, a 120 quilômetros da capital chilena.

    A intenção é denunciar a violência contra a mulheres e expor teses feministas.

    Do outro lado do Atlântico, outros grupos repetiam a coreografia em locais como a Torre Eiffel, em Paris (França), e na Porta do Sol, em Madri (Espanha). A manifestação também já foi realizada nas ruas de cidades como Cidade do México e Nova York.A primeira performance aconteceu em 20 de novembro, na praça Aníbal Pinto, em Valparaíso. Organizadas em filas, as mulheres entoaram a música contra o machismo.

    "O estuprador é você. São os policiais. Os juízes. O Estado. O presidente. O estado opressor é um macho estuprador."

     

    O coletivo Las Tesis foi fundado há pouco mais de um ano, por quatro mulheres chilenas.

    O objetivo delas é traduzir "teses de autoras feministas em um formato performático com a finalidade de alcançar uma múltipla audiência".

    A canção que ganhou o mundo é baseada nos textos da antropóloga feminista argentina Rita Segato.

     
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda