Desde 2013, ensino médio brasileiro não atinge nível esperado de qualidade no Ideb

  Quarta, 16 de setembro de 2020
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Desde 2013, ensino médio brasileiro não atinge nível esperado de qualidade no Ideb

    Índice leva em conta aprovação de alunos e desempenho nas provas de matemática e português. Objetivo de 2019 era atingir nota 5, mas país chegou a 4,2.

    O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado nesta terça-feira (15), mostra que o nível de qualidade do ensino médio brasileiro continua abaixo do esperado pelo Ministério da Educação (MEC). Embora tenha havido avanços em relação a 2017, o país não atinge a meta nessa etapa de ensino desde 2013.

    O Ideb vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: quantos alunos passam de ano e qual o desempenho deles em português e em matemática (entenda mais abaixo). Em 2019, a meta nacional a ser cumprida, somando escolas públicas e particulares, era 5 - mas o resultado ficou aquém do esperado. A média foi bem inferior a isso: 4,2.

    Apesar de todos os estados, com exceção de Sergipe, terem aumentado o Ideb em relação à edição anterior, o resultado é insatisfatório. Uma "nota" de 4,2 não chega sequer ao patamar que era esperado para o país em 2015.

    Ideb 2019 mostra que ensino médio brasileiro não atingiu a meta de qualidade definida pelo Inep.  — Foto: Arte/G1

    Quais estados cumpriram suas metas?

    As escolas, municípios e estados têm também suas metas individuais, calculadas a partir de cada realidade socioeconômica. Elas podem ser maiores ou menores do que o esperado para a média do país (nota 5). No Amazonas, por exemplo, era 4; em Santa Catarina, 5,4.

    Em 2019, de todos os estados, apenas Goiás alcançou o índice proposto (4,8).

    Mapa mostra que apenas Goiás atingiu a meta do Ideb do ensino médio. — Foto: Arte/G1

    Ranking de estados

    O Inep traça médias individuais para os estados, justamente porque são situações heterogêneas - há regiões com maior índice de pobreza, por exemplo, que terão obstáculos maiores para melhorar a qualidade da educação.

    Por isso, ao analisar um ranking nacional do Ideb, é preciso ter em mente que cada estado tem desafios próprios. A listagem é apenas para fins didáticos - o critério ideal de comparação é analisar quanto a região evoluiu nos últimos anos, em seus próprios índices, além de verificar se atingiu a meta definida pelo Inep.

    O Espírito Santo, por exemplo, está em primeiro lugar, mas não cumpriu o índice esperado para 2019:

    Ranking do Ideb de estados - Ensino médio

    Estado Ideb 2019 Meta 2019
    1- Espírito Santo 4,8 5,3
    2- Goiás 4,8 4,8
    3- Paraná 4,7 5,2
    4- São Paulo 4,6 5,2
    5- Pernambuco 4,5 4,6
    6- Distrito Federal 4,5 5,2
    7- Ceará 4,4 4,9
    8- Rondônia 4,3 4,8
    9- Minas Gerais 4,2 5,3
    10- Santa Catarina 4,2 5,4
    11- Rio Grande do Sul 4,2 5,3
    12- Mato Grosso do Sul 4,2 4,8
    13- Rio de Janeiro 4,1 4,9
    14- Tocantins 4 4,7
    15- Piauí 4 4,5
    16- Paraíba 4 4,6
    17- Acre 3,9 4,8
    18- Roraima 3,9 5,1
    19- Alagoas 3,9 4,6
    20- Maranhão 3,8 4,3
    21- Sergipe 3,7 4,9
    22- Amazonas 3,6 4
    23- Mato Grosso 3,6 4,7
    24- Rio Grande do Norte 3,5 4,5
    25- Bahia 3,5 4,5
    26- Pará 3,4 4,4
    27- Amapá 3,4 4,5

     

    Redes estaduais

    Analisando apenas as escolas estaduais, responsáveis por mais de 97% das matrículas da rede pública no ensino médio, o resultado de 2019 foi 0,4 ponto maior que de 2017. Apesar do avanço, a meta estipulada para esses colégios não foi cumprida.

    O Ideb nacional das escolas estaduais brasileiras foi de 3,9 - sendo que o objetivo era atingir 4,6. Nas metas individuais, apenas os colégios das redes de Pernambuco e de Goiás ultrapassaram o índice proposto.

     

    Desigualdade social

    Os números evidenciam a desigualdade entre as regiões. Ao fazer o recorte por município, 39,4% das cidades do Norte e 21,1% das do Nordeste têm Ideb muito baixo (menor que 3,1) nas escolas estaduais. No Sudeste, apenas 2% dos municípios apresentam um índice tão preocupante.

    Porcentagem de municípios com Ideb 2019 muito baixo (escolas estaduais/ensino médio)

    Regiões % de cidades com Ideb muito baixo (inferior a 3,1)
    Norte 39,4
    Nordeste 21,1
    Sudeste 2,0
    Sul 2,9
    Centro-Oeste 11,4

    O abismo é grande também na comparação entre escolas públicas e privadas. Na rede particular, responsável por 12,2% das matrículas de ensino médio do país, o Ideb foi de 6. Na rede estadual, um patamar muito mais baixo: 3,9.

    Ideb 2019 no ensino médio - escolas públicas x privadas

    Redes de ensino Ideb 2019
    Escolas particulares 6,0
    Escolas estaduais 3,9
       

    Apesar do desempenho muito superior das escolas particulares, elas não atingiram suas metas - nem as nacionais, nem as estaduais.

    Ideb 2019 das escolas particulares - ensino médio

    Ideb 2019 Meta
    6,0 6,8
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