Todos os adultos devem ser vacinados com a primeira dose até setembro, diz Queiroga, Ministro da Saúde

  Terça, 22 de junho de 2021
  O Globo    |      
Todos os adultos devem ser vacinados com a primeira dose até setembro, diz Queiroga, Ministro da Saúde
    O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira que toda a população adulta brasileira deve estar vacinada com a primeira dose até setembro. Em audiência na comissão da Covid-19 do Senado, Queiroga afirmou ainda que os brasileiros acima de 18 anos estarão totalmente imunizados, com as duas doses de vacina, até o final do ano.
     
    Segundo o ministro, de acordo com a disponibilidade de doses e "pelo ritmo (mais acelerado)" da vacinação, foi possível estabelecer esses marcos. Dados do Ministério da Saúde mostram que até o momento cerca de 58,8 milhões de pessoas foram imunizadas com a primeira dose no país. Inicialmente, setembro era a previsão da pasta para que fosse concluída a vacinação dos grupos prioritários.
    Pelo ritmo que nossa campanha vem adquirindo nas últimas semanas, no ultimo mês, já é possível antever que toda a população brasileira acima de 18 anos pode ser imunizada com uma dose da vacina até o mês de setembro — afirmou o ministro.
     
    E pelas 600 milhões de doses que já dispomos é possível antever também que tenhamos a população brasileira acima de 18 anos vacinada até o final do ano de 2021, o que consideramos dentro das condições de carência de vacina no mundo, uma meta bastante razoável e que faz jus à força e à tradição do nosso programa nacional de imunização — acrescentou Queiroga.
     
    O ministro citou o caso de estados que têm competido entre si para vacinarem mais rapidamente. Nas últimas semanas, o governador de São Paulo, João Doria (PSBD), e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), têm se desafiado nas redes sociais para ver quem apresenta a campanha mais célere. A "competição" ganhou participação também do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
     
    — Em relação à nossa campanha de vacinação, estamos muito seguros que ela vai caminhar com celeridade. Tanto é que os próprios estados entre si, entre aspas, já travam uma certa disputa, no bom sentido, para verificar quem está vacinando mais. Observamos com satisfação que a campanha vem evoluindo — disse Queiroga.
     
    Ele destacou ainda o impacto da vacinação no cenário epidemiológico brasileiro:
     
    — A campanha de vacinação tem sido importante para reduzir o óbito em indivíduos que já foram vacinados, isso já é possível verificar. Aqueles de faixa etária mais elevadas apresentam uma mortalidade menor, o que é a certeza de que, juntamente com outras ações, daremos fim ao caráter pandêmico dessa doença.
    O ministro mencionou a necessidade de reforço da vacinação em 2022. De acordo com Queiroga, a pasta trabalha essa possibilidade a partir da negociação para novas compras de vacinas.
     
    — Além da Fiocruz, que já terá capacidade plena para produção da vacina com IFA nacional, estamos em negociações com a Pfizer e a Moderna para usar esses agentes imunizantes em 2022 se for o caso, e é possível que seja, de se fazer um reforço. Ainda não temos todas as respostas e evidências científicas, se será necessário fazer uma nova vacinação como hoje, ou se apenas será feito um reforço, e se será com mesmo agente imunizante ou outro — disse Queiroga, destacando que todas as vacinas são alvo do interesse da pasta.
     
    O ministro da Saúde também anunciou nesta segunda-feira que uma remessa com 1,5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, chegará ao país na manhã de terça-feira. O número é, no entanto, a metade da antecipação anunciada anteriormente pelo Ministério da Saúde. A expectativa era de que essas doses chegassem na semana passada, o que não aconteceu.
     
    Queiroga defendeu, ainda, a volta às aulas presenciais já no segundo semestre deste ano, mesmo que ainda haja professores que não tomaram a segunda dose da vacina conta a Covid-19. Ele disse que a testagem fará parte da estratégia para o retorno às escolas.
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda