Secretaria de Saúde realiza pedágios de conscientização no Dia Mundial de Luta contra a AIDS

  Terça, 04 de dezembro de 2018
  ASCOM/PMPA    |      
Secretaria de Saúde realiza pedágios de conscientização no Dia Mundial de Luta contra a AIDS

    O 1º de dezembro é lembrado como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Em Paulo Afonso, a Secretaria Municipal de Saúde realizou pedágios de conscientização em dois pontos do centro da cidade considerados de maior fluxo de veículos e pessoas. A ação faz parte da Campanha Dezembro Vermelho, que durante todo o mês realizará palestras, testes e orientações sobre a doença.

    Entre as 8h e 12h, usando faixas e cartazes, e distribuindo panfletos e preservativos, equipes do CTA/SAE e agentes de Controle de Endemias se concentraram na Avenida Getúlio Vargas e na feira livre, onde foram feitos teste rápidos de HIV, com resultados obtidos em apenas 15 minutos. Segundo a coordenadora do CTA/SAE, Ísis Larissa Maia Nogueira, foram realizados 102 testes na Getúlio Vargas e 94 na feira livre, totalizando 196. A coordenadora ressalta que o sigilo do resultado é garantido, e, em caso de diagnóstico positivo o paciente passa a ser acompanhado e receber o tratamento gratuito oferecido pelo governo, através do SUS.

    “Além das atividades do dia 1º de dezembro, durante todo o mês estarão acontecendo palestras de conscientização nas escolas da rede municipal. As pessoas que desejarem obter mais informações sobre o nosso trabalho, bem como tirar dúvidas sobre AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis podem procurar a unidade, na Rua Marechal Castelo Branco, 662, Centro. Em 2018, 328 pacientes de Paulo Afonso e cidades circunvizinhas estão sendo acompanhados pelo CTA/SAE”, ressalta Ísis.

     

    A enfermeira enfatiza que o início das ações contou com a adesão da população. “Tivemos um grande público aqui no centro hoje, tanto realizando o teste rápido, como buscando orientações sobre a doença e as formas de prevenção”, falou. Ela explica que durante todo o mês de dezembro serão realizadas estas ações em locais estratégicos.

    Os postos da rede municipal de saúde também aderiram ao Dezembro Vermelho e, enquanto os pacientes aguardam ao atendimento médico, estarão recebendo as informações de como se prevenir, se cuidar e também os testes. “Nossa meta é alertar a população para o crescimento dos números de casos e ofertar a conscientização para a prevenção, tanto do HIV/Aids, como das doenças sexualmente transmissíveis. É necessário que todos estejam alertas”, falou a enfermeira.

    O que é AIDS?

    É uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo vírus HIV. O vírus destrói as células responsáveis pela defesa do organismo, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas. Após o contágio pelo vírus HIV a doença pode demorar até dez anos para se manifestar, e a pessoa portadora, mesmo não tendo desenvolvido a doença pode transmiti-la. A doença se manifesta da mesma forma em todas as pessoas infectadas, com sintomas semelhantes, como: febre persistente, calafrio, dor de cabeça, dores musculares, manchas na pele, fraqueza, emagrecimento e diarreia prolongada sem causa aparente. Apesar da intensificação de pesquisas científicas, ainda não foi descoberta uma forma de imunização ou cura para a AIDS, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento Os objetivos do tratamento são prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida dos portadores do vírus.

    Formas de contágio:

    O HIV pode ser transmitido pelo sangue, secreção vaginal, esperma e leite materno. O contágio pode ocorrer em sexo vaginal, oral e anal sem camisinha; transfusão de sangue contaminado; uso da mesma seringa ou agulha por mais de uma pessoa; instrumentos cortantes não esterilizados, como alicate de manicure, tesoura navalha e barbeador. Mulheres grávidas infectadas também podem infectar o bebê durante a gravidez, parto ou amamentação. Apesar de o vírus estar mais presente no esperma, autoridades em saúde advertem que a relação sexual não é a única forma de transmissão. Há também a possibilidade de infecção pela secreção expelida antes da ejaculação ou pela secreção vaginal.

    Segundo estudos, não há evidências de transmissão do vírus da AIDS pelo beijo. Para que houvesse possibilidade de transmissão, seria necessário e existência de lesão grave na gengiva e sangramento na boca. O HIV não é transmitido por masturbação a dois, sexo com uso correto de preservativo, beijo no rosto ou na boca, aperto de mão, abraço, assento de ônibus, suor, lágrima, sabonete, toalha, lençol, talheres e copos, piscina, banheiro e pelo ar. A prática da masturbação com parceiro eventual não implica risco de contágio, desde que não haja troca de sangue, sêmen ou secreção.

    Para se prevenir é importante usar preservativo em todas as relações sexuais, utilizar seringas e agulhas descartáveis, e, mulheres gestantes devem fazer o teste assim que indicar o pré-natal.

     

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda