Quais atividades educativas para crianças eu posso fazer em casa?

Quais atividades educativas para crianças eu posso fazer em casa?

  Terça, 05 de fevereiro de 2019

     

    Quando percebemos que nossos filhos estão muito imersos em jogos virtuais ou em atividades solitárias como assistir a televisão, ficamos bem preocupados, certo? Essa não é uma preocupação infundada, é muito mais que nosso instinto de proteção.

    Realidades virtuais em excesso podem se tornar danosas. Isso porque as crianças começarão a vivenciar experiências (aventuras, descobertas, etc) por meio dos personagens, o que causará uma falsa sensação de prazer e realização.

    Enquanto se “realizam” virtualmente, as crianças estarão fisicamente sedentárias (e possivelmente solitárias) na sala de casa. Pensando nessa situação, resolvemos compartilhar com você uma lista de atividades educativas para crianças. E o melhor, todas podem ser feitas dentro de casa mesmo. Vamos lá?

    Stop ou adedanha

    Junto a outras pessoas, a criança deve definir quais e quantas serão as categorias do jogo: animal, fruta, nome e marca, por exemplo. Cada criança, então, escreve na sua folha as categorias escolhidas, dividindo-as em colunas.

    Em seguida, define-se a letra que será usada como tema da rodada. Normalmente, todos mostram as mãos e a letra escolhida será a correspondente ao número total de dedos que os jogadores mostrarem. A partir daí, usando palavras que iniciem com a letra escolhida, todos devem completar uma linha em cada categoria.

    Quando o primeiro jogador terminar, ele deve gritar “Stop!”, todos devem parar de escrever. Contabiliza-se a rodada: sempre que o jogador tiver sido o único a colocar uma palavra na categoria, ele ganha 15 pontos. Se houver palavras repetidas pelos jogadores, 5 pontos. Se as palavras forem diferentes, 10 pontos. Ganha quem fizer mais pontos.

    Detetive

    Separe papéis pequenos e escreva neles: um assassino, um detetive e vítimas (em número correspondente ao de participantes). Dobre bem e faça um sorteio: cada jogador deve retirar um papel. Todas as crianças se acomodam, de forma que todas estejam visíveis umas para as outras.

    Em seguida, o assassino deve “matar” suas vítimas, piscando discretamente para elas. A vítima diz alto: “morri!”. A brincadeira continua até que o detetive consiga identificar quem é o assassino. Ao descobrir, ele diz: “preso em nome da lei!”.

    A rodada acaba quando o detetive consegue prender o assassino ou quando assassino mata todas as vítimas sem ser descoberto. Aí, é só começar de novo.

    Jogo da velha

    O jogo é para dois participantes por vez. As crianças devem desenhar duas linhas horizontais e duas linhas verticais se cruzando. O resultado será um desenho com nove espaços vagos.

    Cada jogador escolherá seu símbolo — normalmente usa-se um “x” e um círculo. Ambos tiram a sorte para ver quem começa e pronto.

    O primeiro marca seu símbolo no espaço desejada e o segundo faz o mesmo. O objetivo de cada jogador é completar uma linha reta (três espaços) com seus símbolos, e impedir que o outro jogador o faça primeiro.

    Forca

    Uma das crianças escolhe uma palavra e faz, em um papel, o número de risquinhos (horizontais) correspondente ao número letras. Como o objetivo dos outros jogadores é adivinhar a palavra, o jogador que escolheu a palavra conta uma dica para os participantes.

    A partir de então, a rodada começa, cada participante tem direito a tentar adivinhar uma letra. A cada erro, um bonequinho vai sendo desenhado (cabeça, pernas, braços, corpo, etc). O jogador que descobrir a palavra primeiro ganha. Se o bonequinho for completado antes dos jogadores descobrirem a palavra, eles perdem.

    Mímica

    A brincadeira pode ser feita entre duas equipes ou um participante “contra” todos os outros. No segundo caso, um jogador escolhe mentalmente o que imitará: pode ser o nome de um filme, um animal, um artista, etc.

    Ele dá uma dica para os participantes, e em seguida, começa sua imitação. Cada um dos outros participantes terá 3 chances para descobrir o que está sendo simulado. Quando o jogo é feito entre equipes, o início do jogo é o mesmo, mas a cada momento, as equipes alternam tentando descobrir o que está sendo interpretado.

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