Dicas para começar bem no primeiro dia do emprego novo

  Quinta, 21 de maro de 2019

    O primeiro dia é sempre um desafio - e uma oportunidade! Saber aproveitar a fase de adaptação é essencial para conquistar um espaço de destaque

    No primeiro dia de trabalho em um novo emprego, você só vai ter uma chance de causar uma boa primeira impressão. Alguns comportamentos e ações práticas podem ajudar a trazer resultados da maneira mais rápida possível – e são especialmente válidas para quem está no início da carreira.

    Como aproveitar a fase de adaptação no primeiro dia de trabalho?

    Logo após a contratação, vem o turbilhão de novas informações: conhecer as pessoas que irão fazer parte da rotina de trabalho, se familiarizar com a cultura da empresa, aprender processos e se adaptar ao dia a dia… O início é sempre assim.

    Para conseguir aproveitar essa fase em que tudo é novo da melhor maneira possível, Fernanda separou algumas dicas para o NaPrática.org:

    Atitudes Básicas:

    Alguns hábitos que parecem bobos fazem diferença quando se trata de educação organizacional. Busque se apresentar para as pessoas e quando for apresentado, preste atenção no que está acontecendo. Também é importante ter cuidado na forma como responde e-mails e se comunica, por exemplo, observando se cultura da empresa aceita ou não certa informalidade.

    Pontualidade:

    Segundo Fernanda, embora esta dica possa parecer óbvia, essa fala é tão recorrente entre lideranças de empresas que é bom ficar atento. Especialmente no primeiro dia de trabalho, chegar atrasado pode causar uma impressão de descomprometimento difícil de ser apagada.

    A reclamação pelo atraso de estagiários e jovens costuma ser recorrente por parte dos gestores, que pensam “Se eu estou aqui às 8h30, por que ele não pode estar? É ele que está aqui para aprender”.

    Perguntas, críticas e sugestões:

    No primeiro dia de trabalho, é natural que exista um alinhamento do que precisa ser feito. Durante esses momentos, tenha o cuidado de anotar as respostas para as dúvidas para não perguntar duas ou três vezes a mesma coisa. Se conseguir identificar um problema ou aspecto que poderia estar funcionando melhor, leve soluções. Os gestores gostam disto. Por exemplo: por que não sugerir um formato novo para uma apresentação que tem um conteúdo excelente mas que está com a identidade visual antiga?

    A ansiedade por entregar resultados

    É importante pensar que a forma como o recém-contratado se comporta no início, é o jeito pelo qual será mais lembrado.

    “No começo, é comum não ter uma atividade bem definida, um escopo claro de trabalho. Então, a primeira coisa para quem quer entregar resultados rápido, é ser proativo. Se estiver sem ter o que fazer, procure um gestor, um colega de trabalho e ofereça ajudar. É muito provável que alguém na equipe esteja precisando e vai ficar feliz de receber”, comenta Fernanda.

    Também é importante alinhar bem o que tem que ser feito para evitar retrabalhos ou a entrega de tarefas feitas de um jeito diferente do esperado: “Veja qual é a expectativa de quem te pediu aquele trabalho. Não faz sentido trabalhar em algo por 3 dias para só depois alinhar se aquilo deveria ser feito daquela maneira, se é a forma que a equipe costuma fazer”.

    Fonte: napratica

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