4 dicas comprovadas para controlar suas finanças

  Quinta, 15 de agosto de 2019

    Quer saber como controlar seu orçamento para não ter surpresas desagradáveis no fim do mês. Então, confira essas 4 dicas comprovadas e saia (ou nunca mais entre) no sufoco!

     

    1 – Entenda seus gastos

    O ponto de partida é avaliar como o seu orçamento mensal é gasto. Embora pareça um exercício simples, essa análise pode revelar despesas desnecessárias ou que poderiam ser pagas de outra forma, por exemplo.

    Outro ponto importante é considerar quais despesas fixas podem ser otimizadas. Quem paga muitas contas no débito automático, por exemplo, nem sempre se lembra de ver quanto realmente está sendo pago.

    Além dos reajustes periódicos de alguns serviços, às vezes você pode estar sendo cobrado por taxas indevidas ou abusivas. Saiba como controlar as contas de celular da sua família e deixe de perder dinheiro.

    Por isso, é fundamental entender os tipos de gastos que você tem e seus impactos no orçamento geral.

     

    2 – Equilibre suas despesas

    Vários especialistas financeiros recomendam que, sempre que possível, uma compra deve ser realizada à vista. No entanto, sabemos que isso nem sempre é possível, já que o montante necessário pode ser muito maior do que o disponível no momento.

    Então, o velho cartão de crédito ou crediário podem entrar em ação. Com o crédito facilitado, essa pode ser uma opção vantajosa para equilibrar e controlar as finanças. O cuidado, é claro, é sempre utilizar o crédito com consciência.

    Assim, para não desembolsar o pagamento de uma única vez, ele pode ser diluído ao longo do tempo. O valor final pode ser um pouco mais caro (em função da taxa de juros cobrada), mas vale a pena fazer as contas.

     

    3 – Planeje suas compras

    Tem o sonho de fazer aquela viagem de férias internacional? Trocar de carro ou casa? Então, que tal planejar essas compras?

    Compras de bens e imóveis podem ser planejadas, mesmo que você tenha que financiar parte do valor para ter essa conquista. Já pensou em dar uma entrada maior? Dar o carro antigo na troca?

    Antes de dar o próximo passo, estime seus gastos atuais e os futuros (já considerando a nova compra). Avalie também o que você já tem e que poderia entrar na negociação. Depois, pesquise valores e condições de pagamento.

    Vale lembrar que o mesmo vale para compras do dia a dia. Imagine só quanto você pode economizar se tiver essa simples atitude proativa. Cuide e valorize o seu dinheiro!

     

    4 – Tenha uma reserva financeira

    Certo. Concordo que nem sempre é possível planejar os gastos não é verdade? Imprevistos e emergências sempre ocorrem – e ninguém está livre deles.

    E, mais uma vez é muito importante, e antes de tudo, ter uma reserva financeira. Por menor que seja, ter uma quantia de dinheiro como reserva  financeira pode evitar que você se endivide, em função da urgência da situação.

    Segundo, se não tiver uma reserva e necessitar de dinheiro extra, procure alternativas de crédito mais em conta.

     

    Fonte: https://andrebona.com.br

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda