8 dicas para melhorar o bem-estar no trabalho

  Quarta, 21 de agosto de 2019

    1 – Acorde cedo

    Acordar cedo é um problema para muita gente. No entanto, ao chegar antes no escritório ou na hora, você trabalha com mais tranquilidade e foco. Quem se atrasa, geralmente já começa o dia com uma sensação de urgência, o que pode gerar mais estresse.

    Imprevistos acontecem, é verdade… Mas quando você se prepara para acordar mais cedo (dormindo um pouco mais cedo também, é claro), é possível se antecipar a eles e até evitá-los.

    2 – Hidrate-se

    Mantenha sempre um copo ou uma garrafinha de água por perto, para não se esquecer de hidratar o corpo. A desidratação causa cansaço, irritação e atrapalha o cérebro a trabalhar com máximo desempenho. Beber água com frequência vai ajudar você a manter a concentração durante todo o dia e melhorar seu bem-estar no trabalho.

    3 – Cuide da alimentação

    É importante cuidar da alimentação no trabalho, para ter disposição durante todo o dia. Planeje-se para levar lanches e refeições saudáveis, de preferência de casa. Mas se não for possível, busque locais que ofereçam opções mais naturais e evite o excesso de industrializados, frituras e açúcar. Para manter a energia e a produtividade em alta, opte por um cardápio variado e nutritivo, rico em vitaminas, fibras e antioxidantes.

    4 – Melhore sua postura

    Manter a postura correta é essencial para o seu bem-estar no trabalho. Quem trabalha sentado (a) por muito tempo, em frente ao computador, pode sentir uma maior tensão nas costas, no pescoço e nos ombros. Ao manter uma boa postura, você previne as dores musculares, evita lesões e trabalha com mais conforto e saúde.

    Dicas para corrigir sua postura: suas coxas devem estar paralelas ao chão e ambos os pés apoiados. Mantenha a coluna ereta, de preferência apoiada no encosto, que deve ser ajustado de acordo com sua necessidade. A tela do computador deve estar na altura dos olhos, evitando, assim, sobrecarregar o pescoço e a coluna. Mas se o seu trabalho demanda que permaneça muitas horas em pé, não se esqueça de se movimentar, para não sobrecarregar sempre a mesma região.

    5 – Mantenha o foco no que é importante

    Desista da ideia de que pode resolver tudo: isso só vai gerar mais estresse. Aceite que algumas coisas estão fora da sua área de controle e de influência e, portanto, será em vão se preocupar. Foque no que precisa ser feito, defina melhor suas prioridades e organize seu tempo para não deixar nenhuma atividade cair no campo da urgência, pois isso pode causar ainda mais ansiedade e prejudicar seu bem-estar no trabalho.

    6 – Organize sua mesa

    Você sabia que a desorganização no ambiente de trabalho causa desânimo e cansaço, além de impactar negativamente sua produtividade? Um estudo realizado por pesquisadores na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, mostrou que a poluição visual atrapalha nossa capacidade de prestar atenção em uma atividade só, além de limitar a capacidade do nosso cérebro de processar informações e guardá-las na memória. Isso também gera estresse, distração e irritação.

    Por isso, mantenha sempre sua mesa limpa e as gavetas organizadas, evitando acumular papéis e objetos desnecessários.

    7 – Aprenda a relaxar

    Para manter a produtividade em alta o bem-estar no trabalho, você também precisa relaxar. Técnicas simples de controle da respiração ou de meditação podem ajudar você a afastar o estresse e manter o equilíbrio. Levantar-se da cadeira de tempos em tempos, alongar-se e caminhar pelo escritório é essencial para reduzir a tensão, dar uma arejada nas ideias e voltar renovado(a) para continuar as atividades. Se você passa horas em frente ao computador, não se esqueça de descansar a vista, afastando o olhar da tela a cada hora e, se possível, fechando os olhos por alguns segundos.

     

    8 – Busque o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

    Tanto a vida pessoal como a vida profissional precisam de dedicação e organização, para que uma não prejudique a outra. Embora possa parecer difícil, uma boa administração de tempo e um planejamento eficaz podem ajudar a equilibrar essas duas áreas. Evite levar seus problemas e assuntos de casa para o trabalho e, quando precisar resolver algo pessoal em horário comercial, faça em um momento mais tranquilo, que não impacte na sua produtividade. O mesmo vale para o contrário: não leve assuntos do trabalho para casa e, ao sair do escritório, desligue-se completamente, para que você possa relaxar e recarregar as energias para uma nova jornada no dia seguinte.

    O trabalho e o lazer devem caminhar juntos. Todo mundo precisa de descanso, físico e emocional, para manter a saúde e o bem-estar.

    Fonte: levepravida.com

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