9 dicas de organização para você estudar melhor

  Quinta, 20 de fevereiro de 2020

    1. Durma bem, com regularidade e mais rápido – organização depende de tempo

    Quer uma boa rotina de estudos? Não diminua as horas de sono! Procure dormir bem, entre 6 e 8 horas por noite. Um estudante com o sono em dia terá mais disposição para estudar melhor, além de concentração quando estiver lendo as matérias mais difíceis e chatas.

    Curiosidade: ao contrário do que muita gente pensa, as horas de sono ideiais não são necessariamente 8h/dia! Você pode realizar algumas das seguintes atividades, para diminuir horas de sono por dia sem ficar cansado.

    2. Determine suas prioridades de estudo – organização depende de estratégia

    Organização para estudar envolve uma boa distribuição das horas de estudo. Divida as disciplinas em “fáceis”, “médias” e “difíceis” – ou, até mesmo, em “disciplinas que errei”.

    Ao planejar quantas horas serão dedicadas a cada matéria, separe mais horas de estudo para as  mais difíceis (ou que você tenha errado) e menos horas para aquelas que você já tem facilidade. Temos a tendência de estudar mais as matérias que mais gostamos, mas isso não vai te ajudar a conseguir notas melhores.

    3. Atenção ao lugar de estudo – organização depende de planejamento

    Vai estudar em casa? Na biblioteca? No cursinho? No trabalho?

    O lugar não importa, desde que ele seja tranquilo, silencioso, livre de distrações e bem iluminado.

    Organização para estudar envolve também um lugar limpo e adequado, no qual você possa se sentar de forma confortável e com boa postura.

    4. Desligue-se das distrações – organização depende de atenção

    Para estudar melhor, desligue-se completamente das distrações!

    Já aconteceu de você estar em um site sobre concursos públicos (como o Esquemaria, por exemplo) e, de repente – sabe-se lá por quê! – você abre uma janela nova e digita o endereço do Face?

    Parece até automático, né?

    Esqueça Facebook, Twitter, Instagram, e-mail, SMS etc. Deixe as redes sociais para a hora do intervalo e volte completamente sua atenção para os estudos.

    A internet pode ser uma grande aliada dos concurseiros, mas é preciso ficar esperto para não cair na tentação das redes sociais e desperdiçar seu precioso tempo de estudo.

    5. Divida seu tempo de estudo entre leituras, exercícios e revisões – organização depende de prática

    Para ser bem-sucedido em todas as provas, divida seu tempo entre leituras da matéria, realização de exercícios e revisões do que já foi lido anteriormente.

    Assim, você adquire mais organização para estudar, enquanto pratica com os simulados de provas e ainda revê aquilo já aprendeu.

    De acordo com a Teoria 10 – 20 – 70, 10% do que você aprende está relacionado à teoria pura. 20% está relacionado com aquilo que você compartilha com os outros (o famoso aprender ensinando, motivo pelo qual as redes sociais podem ser importantes para seus estudos). Os outros 70% estão relacionados com a prática.

    6. Pratique atividades físicas – organização depende do corpo

    Uma boa forma de melhorar sua performance nos estudos é gastando energia nas horas vagas.

    Procure praticar atividades físicas ao menos uma vez por dia, como corridas, ioga, pilates, musculação ou alguma outra atividade que te agrade.

    Seu corpo vai resistir melhor às horas sentado em frente aos livros, além de melhorar a qualidade de sua concentração.

    7. Estabeleça metas para estudar melhor – organização depende de objetivos

    Estabelecer metas é uma forma de motivar seus estudos e direcionar sua força de vontade para resultados efetivos.

    Imagine onde você quer estar em um ano, em quais provas e concursos quer ser aprovado etc. E traga para o presente, realize, entre em ação.

    Ter esses objetivos em mente faz com que você estude mais e melhor!

    8. Marque as datas mais importantes em um calendário – organização depende de… bem… organização!

    Ao definir uma meta, você não pergunta “o quê”, mas sim “quando”. Ao contrário dos sonhos, as metas são palpáveis, “atingíveis”, por assim dizer.

    Por isso, que tal marcar todas as datas importantes que antecedem a prova em que você foca em um calendário? Além de te ajudar a lembrar as datas dos momentos mais importantes antes da prova, ter essas marcações à vista é também uma boa forma de estudar melhor,  já que toda vez que você pensar em se distrair ou se desligar dos estudos vai lembrar que a data da prova está cada vez mais próxima!

    9. Não se esqueça do tempo de lazer – organização depende de uma mente saudável

    Não seja um daqueles estudantes que se esquece de tudo e de todos e foca apenas nos livros.

    Essa estratégia pode até parecer boa, mas é péssima para o rendimento de seus estudos a longo prazo.

    Guarde sempre algumas horas nos finais de semana para descansar, ir ao cinema, sair com amigos e passar tempo com sua família.

    Desde que, ao final, você volte com tudo para os estudos, tirar um tempinho por semana para você e as pessoas ao seu redor faz parte da rotina de estudos.

     

     

    Fonte: esquemaria

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda