Coronavírus: como manter a vitamina D em dia durante o isolamento

Coronavírus: como manter a vitamina D em dia durante o isolamento

  Terça, 24 de março de 2020

    Vitaminas e nutrientes são essenciais para manter a saúde em dia. São elas as principais responsáveis por deixar o sistema imunológico mais forte e ajudar a evitar doenças graves. Entre as mais conhecidas do grupo: a vitamina D, que tem participação decisiva no bom funcionamento do coração, ossos e intestino, por exemplo, e para que os níveis da vitamina fiquem em dia, é importante reservar alguns minutos para tomar sol.


    Porém, com os crescentes casos de coronavírus, tem muita gente isolada em casa - um ato de autopreservação e também de empatia com aqueles que não têm as mesmas possibilidades e privilégios - e, portanto, com maior dificuldade de se expor ao sol.


    Se você faz parte do time carente de Vitamina D, Marie Claire conversou com a endocrinologista em São Paulo Lúcia Flávia Carpilovsky, para dar dicas de como retomar o hábito em tempos de quarentena e outras maneiras - menos eficientes, porém importantes - de repor a vitamina D no corpo:


    O corpo precisa de vitamina D


    A vitamina D, na verdade, é um hormônio e é responsável por fazer a absorção de cálcio e pelo fortalecimento da formação óssea, além de muito importante para a prevenção de gripes e resfriados, doenças autoimunes, como a diabetes tipo 1, esclerose múltipla, asma e até obesidade e problemas cardíacos. "Quando o paciente está sem ou com baixos níveis de vitamina D, ele se torna mais vulnerável à gripes e resfriados, aparecimento de doenças autoimunes e diminuição da massa óssea, o que ao longo do tempo pode deixar os ossos mais frágeis e propícios à fraturas causadas pela perda de cálcio (osteoporose)", diz.


    Segundo ela, especialmente em idosos, o problema é ainda maior. "Qualquer fratura óssea tem uma recuperação mais demorada e pode levar à internação, o que gera mais riscos de se contrair doenças transmissíveis no meio hospitalar. Sem falar nos longos períodos sem se movimentar, que acarreta vários outros problemas para a saúde".


    Alimentos com vitamina D


    A boa notícia é que alguns alimentos são capazes de ajudar a repor a vitamina D no corpo. Uma dieta rica em alimentos como sardinha, fígado bovino, ovos, iogurte e manteiga, é uma boa fonte para repor os níveis desse hormônio tão importante. "Porém, vale lembrar que é por meio da exposição solar que obtemos 80 a 90% da vitamina absorvida. Portanto, nenhum alimento substitui completamente a rotina de banho de sol", diz.


    O que fazer


    "Estudos afirmam que mais 90% dos brasileiros têm deficiência de vitamina D, mesmo vivendo em um país com clima quente. Isso acontece por causa do estilo de vida corrido, principalmente quem vive nas grandes cidades", conta a endocrinologista. Por isso, é muito importante tomar sol, por isso 15 minutos de exposição solar nos braços e pernas diariamente já é suficiente para absorção da quantidade necessária de vitamina D. Existe também a reposição suplementar, realizada em gotas, comprimidos ou drágea, mas que deve ser recomendada pelo médico em situações de deficiência de vitamina D, após a realização de exames clínicos.


    "Em tempos de quarentena, a saída é tomar um pouco de sol em pequenos espaços solares, como a varanda, o quintal ou jardim e até mesmo a janela de casa", diz. Aproveite todo tempo livre para sentar em algum local com sol. Uma dica é, para quem está em home office, passar um período trabalhando sob o sol. Mas lembre-se que o filtro solar é obrigatório!

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda