3 Metodologias para organizar melhor suas demandas no ambiente de trabalho

  Quinta, 03 de setembro de 2020

    Como se Organizar no Trabalho

    Saber administrar todas as tarefas no trabalho pode ser mais fácil do que se imagina. Vamos te mostrar algumas dicas para te ajudar a resolver a dificuldade de organização nas demandas:

    • Comece cedo: não adianta ficar procrastinando no início do expediente, esperando a inspiração, concentração ou motivação aparecerem. Aproveite os primeiros momentos para organizar a sua rotina do dia e resolver pendências atrasadas;
    • Tenha um propósito: ter claro os motivos para fazer determinadas atividades — e até mesmo a respeito do próprio trabalho — é uma das melhores formas de se motivar. Este estímulo positivo ajuda na luta contra todas as fontes de distração;
    • Resista às tentações: sempre dá vontade de conferir o celular, as notícias ou até mesmo a paisagem quando se tem alguma obrigação a ser resolvida. Por mais difícil que seja, procure bloquear os estímulos que causam as distrações e até use-os como recompensa quando completar as etapas da suas tarefas;
    • Faça pequenas pausas: tem momentos que não adianta forçar — não é possível produzir diante do cansaço ou contínua monotonia. Descansar também faz parte do processo e ajuda a recuperar as forças e concentração para fazer um trabalho ainda melhor;
    • Tenha foco: não adianta tentar resolver todas as pendências de uma só vez, na mesma hora. Tente se concentrar naquilo que é mais importante e evite ser multitarefa — caso contrário, terá muitas atividades iniciadas, mas nenhuma finalizada; 
    • Organize sua área de trabalho: o trabalho fica prejudicado quando não se tem os recursos corretos por perto ou se está tudo bagunçado na mesa. Perde-se um tempo considerado procurando informações em papeladas ou correndo atrás dos materiais necessários para o serviço. Guarde tudo que for importante às suas atividades de forma funcional e ao seu alcance, evitando desperdício de tempo e aumentando assim a produtividade.   

    Essas pequenas mudanças já irão fazer diferença no dia a dia. Porém, para otimizar ainda mais seu trabalho, é possível adotar algumas ferramentas para administrar o tempo para cumprir suas tarefas. 

    Confira 3 metodologias que vão lhe ajudar a como se organizar no trabalho e melhorar a sua produtividade.

    1- Método Ivy Lee

    Essa metodologia é uma das mais antigas: foi criada em 1918! Porém, traz um conceito simples e eficiente para organizar o trabalho do dia a dia. Ivy Lee foi um especialista em produtividade contratado por Charles M. Schwab para ajudar a melhorar a eficiência de sua empresa, a Bethlehem Steel.

    O conselho de Lee para os executivos da organização foi o seguinte:

    • No fim de cada dia de trabalho, deve-se anotar as 6 tarefas mais importantes que precisam ser realizadas no outro dia;
    • Deve-se listar os 6 itens por ordem de importância;
    • No outro dia deve-se começar a primeira tarefa, sem se distrair com as outras;
    • Somente após terminar essa tarefa, pode-se passar para a segunda e assim consecutivamente;
    • Deve-se repetir esse processo todos os dias, listando as próximas 6 tarefas para o dia seguinte. 

    Apesar de ter algumas falhas, como não levar em consideração situações inesperadas, por exemplo, essa metodologia ajuda a planejar e focar nos trabalhos que já estão previstos. 

    2- Kanban

    Esse método surgiu nas fábricas da Toyota, voltado a gestão de estoque da empresa. Mas, com o passar do tempo, o conceito foi sendo adaptado a diferentes contextos, como o administrativo — ajudando a organizar as rotinas dessa área.  

    Em resumo, o Kanban é um sistema para administrar as tarefas, classificando-as por seu estado de progresso e nível de prioridade. Essa é uma das ferramentas mais simples que se pode usar, por isso é um método bastante acessível: pode ser adotado por trabalhadores de todas as áreas e até mesmo em projetos pessoais.

    Tudo começa com um quadro, software ou qualquer outro meio que possa abrigar essas três colunas: para fazer; em andamento e concluído. As tarefas devem ser escritas e fixadas nos espaços correspondentes e, a medida em que são realizadas, vão para a etapa seguinte.

    Assim, o profissional consegue identificar mais claramente quais são suas tarefas, sem cair na desorganização, têm maior controle sobre suas obrigações e melhora a sua sensação de progresso.

    3- Getting Things Done — GTD

    Essa metodologia vem ganhando adeptos desde a publicação do livro A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen, um consultor e coach executivo da área de produtividade com mais de 35 anos de experiência e criador da ferramenta. 

    GTD tem como objetivo melhorar a capacidade de inovação e o desempenho das pessoas em suas atividades — sejam pessoais ou profissionais — ao reduzir a sensação de sobrecarga e estresse das obrigações. Esse método permite maior foco, claridade e confiança em quem o adota, ajudando a aproveitar melhor o tempo disponível para realizar as tarefas. 

    Basicamente, o GTD é dividido em 5 passos: 

    1. Capturar
    2. Esclarecer
    3. Organizar
    4. Refletir 
    5. Engajar

    Nessas etapas é possível identificar todas as tarefas, classificar as que são mais importantes e urgentes, organizar a rotina e realizar cada obrigação no seu tempo.
    Usando essas ferramentas e dicas, é possível melhorar a rotina de trabalho, ser mais produtivo e organizado.

    FONTE: LUDOSPRO

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