Cólicas menstruais: 8 maneiras de diminuir a dor

Segunda, 17 de agosto de 2020 Exercicio fisicos

    A cólica menstrual é a dor na região pélvica durante a menstruação. Infelizmente, ela atinge até 75% das mulheres em idade fértil em algum momento de suas vidas. E, quem tem, sabe que é uma dor que vem, passa, vem de novo… E continua por horas ou dias dessa forma, às vezes irradiando para as costas e pernas.

    intensidade da cólica também varia para cada pessoa e para cada período menstrual. Às vezes, a cólica é suportável e não requer grandes cuidados e tipos de controle. Em outras, a dor atrapalha a rotina e se torna um impeditivo para várias atividades.

    Dicas para aliviar a dor:

    1) Bolsa de água quente

    As avós sempre souberam: usar fontes de calor na região do ventre ajuda e muito no controle da dor. Encontre uma posição confortável para ficar com a bolsa de água quente e, se for necessário ficar em pé ou sentada, é possível amarrá-la na cintura com uma toalha ou lenço. Caso você não tenha uma bolsa de água, também é possível utilizar uma toalha aquecida a seco (no micro ondas, por exemplo).

    No mercado também existem bolsinhas secas, preenchidas com sementes, que são mais leves e possíveis de carregar para todo lugar!

    Se a sua dor irradia para a coluna lombar, o truque é utilizar uma fonte de calor no ventre e nas costas – quase um “bambolê” de calor!

    2) Pressão no ventre

    Massagear o ventre e a parte inferior das costas com a ponta dos dedos pode ajudar no alívio das cólicas. Se puder ficar deitada e colocar um travesseiro, almofada ou cobertor enrolado contra o corpo, de bruços, ótimo! As posições mais confortáveis variam para o momento e para a pessoa, mas é importante sempre testar. Inclusive, a yoga tem várias posições indicadas para as cólicas menstruais!

    3) Descanso

    Sim, a gente sabe como é importante ter um tempo para nós nesses dias mais críticos. No início da menstruação, devido à queda hormonal, é comum que a gente fique um pouco mais fatigada e querendo ficar “na nossa”. Se você puder tirar uns momentos para relaxar e descansar quando a cólica tiver apertando mais, por favor, faça isso.

    5) Chás

    Bebidas quentinhas dão conforto e podem ajudar muito! Escolha os chás naturais e com propriedades tranquilizantes, como o de camomila. Evite bebidas estimulantes, como café e bebidas açucaradas.

    6) Anti inflamatórios

    Medicamentos anti inflamatórios podem aliviar a dor em casos de cólicas simples. Preferencialmente, com prescrição médica, em doses baixas e antes da cólica chegar, viu?

    Porém, eles não devem ser a solução a longo prazo, pois sobrecarregam o fígado e pioram possíveis desequilíbrios hormonais – também responsáveis por cólicas fortes.

    Diminuindo as cólicas a médio e longo prazo

    Quer investir em um ciclo mais saudável como um todo e, por consequência, usufruir de períodos menstruais mais confortáveis? Claaaaaro, né?! Afinal, quem não? Olha as dicas:

    7) Exercícios físicos

    Por mais que pareça discurso manjado, não é. Em síntese, os exercícios físicos liberam endorfinas, que também funcionam como analgésicos naturais. Da mesma forma, se exercitar com regularidade também ajuda no equilíbrio hormonal e no fortalecimento dos nossos músculos. Consequentemente, experimentamos cólicas mais leves durante a menstruação, além de vários benefícios para a saúde em um geral.

    8) Mais sementes e folhas verde-escuras na alimentação

    Vários alimentos possuem boas doses de vitaminas e minerais que, por sua vez, ajudam a diminuir a produção de prostaglandina tipo 2 e reduzem a inflamação. Amêndoas, castanhas, espinafre, couve, agrião, linhaça, sementes de abóbora, sementes de girassol, chia, gergelim, melão e sardinhas são boas pedidas. A cúrcuma ou açafrão também possui várias propriedades anti inflamatórias. Tempere sua comida com ela!

    Com a finalidade de diminuir a inflamação, recomenda-se diminuir ou evitar o consumo de leites e derivados e frituras, principalmente nas semanas anteriores à menstruação.  

    9) Menos estresse

    Com toda a certeza, sabemos que o estresse, quando contínuo e persistente, é maléfico para a nossa saúde física e mental como um todo. De fato, a alta liberação de cortisol durante períodos de estresse afeta e muito no nosso equilíbrio hormonal. Portanto, dentro do possível, é recomendado evitar situações estressantes de forma rotineira. Cuide de si e não se cobre tanto. Além disso, não deixe de buscar auxílio na terapia, se necessário.

     

    Fonte:Herself

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda