Gordura no fígado: aprenda a identificar a esteatose hepática

Sexta, 09 de outubro de 2020 Exercicio fisicos

    O fígado é um dos órgãos responsáveis pelo armazenamento e metabolização de nutrientes, sendo indispensável para o corpo e para o sistema digestivo. Contudo, ele pode sofrer com esteatose hepática, também conhecida como acúmulo de gordura no fígado.

    Além do desconforto, essa condição pode comprometer o estado de saúde do paciente, podendo acarretar em complicações graves, como casos de cirrose e até câncer. Saiba quais são as principais causas, sintomas e tratamento da gordura no fígado.

    O que é a esteatose hepática?

    A esteatose hepática é ocasionada quando as células do fígado começam a ser infiltradas pelos triglicerídeos (gorduras). “Com o tempo, essas placas de gordura vão se acumulando, comprometendo aos poucos o funcionamento do órgão, podendo gerar casos graves de cirrose e outra doenças”, explica o Dr. Felipe Folco.

    Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), cerca de 90% dos pacientes que apresentam casos de obesidade possuem gordura no fígado. Desse modo, a obesidade é um grande fator de risco para a evolução da doença. Além disso, a instituição estima que cerca de 30% da população sofra de esteatose hepática.

    “As pessoas normalmente apresentam uma quantidade de gordura no fígado, mas quando esse índice ultrapassa 10% do órgão, o paciente pode adquirir a esteatose hepática, que, se não for tratada, pode causar danos graves à saúde”, acrescenta o médico.

    Causas de gordura no fígado

    O fígado com gordura é ocasionado por uma alimentação calórica aliada ao sedentarismo e ao sobrepeso. “A sobrecarga de gordura no fígado faz com que o órgão perca sua eficiência em orientar e gerir nutrientes, causando o estado de inflamação”, salienta o especialista.

    Por isso, é muito comum a presença da esteatose em casos de obesidade. Quadros de diabetes, alcoolismo, inflamações crônicas no fígado e o uso de corticoides, também podem contribuir para o surgimento dessa condição. Sendo assim, é importante ficar atento aos sinais da doença.

    Principais sintomas de gordura no fígado

    A esteatose hepática geralmente não apresenta sinais físicos em casos leves, geralmente sendo diagnosticada por meio de exames para a gordura do fígado. Porém, em quadros mais avançados, o paciente pode apresentar alguns desconfortos.

    Os principais sintomas de gordura no fígado são: dores de cabeça constantes, fadiga, dor no abdôme, cansaço, fraqueza, aumento do fígado, barriga inchada e falta de apetite. Já em condições graves pode haver hemorragias, confusão mental e icterícia.

    Diagnóstico

    Como inicialmente a gordura no fígado não apresenta sintomas, é necessária realizar exames de sangue, que avaliarão o número das substâncias ALT e ACT. Caso essas enzimas estejam elevadas, indicam a presença da esteatose hepática.

    O ultrassom também pode ser utilizado para avaliar visualmente a presença de gorduras, classificando-as da seguinte maneira: grau leve, quando há pequeno acúmulo de gordura; grau médio, com nível moderado, e alto, com grandes quantidades de triglicerídeos no órgão.

    Tratamento

    Para casos leves ou moderados, não há um tratamento específico para eliminar a gordura do fígado. Porém, para a recuperação do paciente, é necessário uma mudança na alimentação e nos hábitos, de modo que o paciente consiga reduzir uma média de 7% do seu peso corporal.

    Por isso, é recomendada a mudança na alimentação, evitando alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e outras refeições de alta porcentagem calórica. Além disso, é de extrema importância a prática de exercícios físicos para a queima de gordura, facilitando, assim, a recuperação do fígado.

    A gordura no fígado é uma condição que pode acarretar em várias doenças graves. Como não há sintomas nas fases iniciais, é muito importante realizar suas consultas e exames de rotina periodicamente para se prevenir e cuidar da saúde. Para isso, conte com a ajuda da Comigo.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda