Dicas e exercícios fáceis para sair do sedentarismo

Segunda, 25 de fevereiro de 2019 Exercicio fisicos

    Você provavelmente já ouviu falar que a prática de atividades físicas oferece inúmeros benefícios à saúde. Em contrapartida, deve saber o quão negativo e perigoso é ser uma pessoa sedentária.

    Se você se preocupa com isso, mas é daquele tipo de pessoa que não gosta muito de ir à academia ou praticar determinado esporte, saiba que nem tudo está perdido! Existem exercícios simples e até algumas ações realizadas no dia a dia que podem ajudá-la a sair do sedentarismo!

    Riscos que o sedentarismo oferece

    O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar significativamente a saúde e a vida da pessoa.

    Gustavo Starling Torres, médico pós-graduado em Medicina Esportiva, membro do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento (Cefit), e diretor da Comissão Médica do Jungle Fight Championship, destaca que a vida sedentária provoca o desuso dos sistemas orgânicos solicitados durante as diferentes formas de atividade física, os quais entram, consequentemente, em um processo de regressão funcional.

    “Por isso, o sedentarismo está associado, direta ou indiretamente, às causas ou ao agravamento de diversas doenças, tais como coronariopatias, infarto do miocárdio, hipertensão e doenças cardiovasculares em geral, osteoporose, diabetes, obesidade e até a alguns tipos de câncer, levando à mortalidade prematura”, explica o médico.

    São inúmeros os benefícios oferecidos pela prática regular de atividade física. De forma geral, pode-se destacar:

    • A prática de atividade física, conforme destaca Gustavo Torres, previne e reduz a incidência de diversos problemas de saúde, como coronariopatias, infarto do miocárdio, hipertensão e doenças cardiovasculares em geral, osteoporose, diabetes, obesidade e até a alguns tipos de câncer, o que implica em maior sobrevida.
      • O médico Torres acrescenta que a ativação dos sistemas orgânicos (cardiorrespiratório, nervoso, endócrino, osteomuscular etc.) pelo exercício físico proporciona adaptações e melhorias dos mesmos. Com isso, o desempenho das atividades do cotidiano fica melhor e mais facilitado, proporcionando maior qualidade de saúde e de vida.
      • As atividades físicas melhoram a autoestima e possibilitam maior socialização.

      1. Apostar nas tarefas domésticas

      Torres explica que os 30 minutos de atividade aeróbia moderada podem ser cumulativos durante o dia, desde que feitos em sessões de pelo menos 10 minutos. Por isso, tarefas domésticas com esta duração mínima (lavar roupa/louça, varrer a casa etc.) podem servir para que se atinjam estes 30 minutos recomendados ou até mais.

      2. Andar um pouco mais

      Fora do ambiente domiciliar, uma dica, de acordo com Torres, é estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante do trabalho. Com isso, naturalmente a pessoa anda mais sem grandes esforços.

      “Ir a pé em padarias, mercearias etc. não tão distantes de casa são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos”, acrescenta o médico.

      3. Apostar numa bicicleta

      Outra sugestão é trocar o automóvel por bicicleta para ir ao trabalho ou para realizar ações como ir à padaria, a mercearias, à farmácia etc.

      4. Caminhar

    • Não gosta de ir à academia?! Esta não é uma desculpa para não se exercitar!

      “Geralmente a caminhada é uma boa e simples alternativa, especialmente para iniciantes, cujo nível de condicionamento pode ser impeditivo para atividades mais intensas, além de poder ser praticada nos mais diferentes lugares e ocasiões, sem a necessidade de grandes aparatos”, destaca Gustavo Torres.

      5. Dançar

      A dança também é uma boa alternativa para quem deseja sair do sedentarismo. Ela pode ser praticada em academias, em escolas de dança ou, simplesmente, em casa.

      “A dança é também uma alternativa que pode se juntar a outros tipos de atividades físicas, com a vantagem de ser lúdica e, muitas vezes, motivadora”, comenta o médico Torres.

      6. Pular corda

      Pular corda é uma atividade que pode ser realizada em casa ou ao ar livre. É divertida e ainda queima boas calorias!

      7. Subir e descer escadas

    • Subir e descer escadas propositalmente em casa é uma boa maneira de se exercitar sem ter que ir à academia.

      Mas a dica é aderir ao hábito de subir e descer escadas sempre que possível: se você trabalha em um prédio com elevador, evite-o; quando for ao shopping, fuja das escadas rolantes etc.

      8. Levar o cachorro para passear

      Levar diariamente seu cachorro para passear, pelo menos por 30 minutos, é uma ótima maneira de sair do sedentarismo. Além disso, você estará fazendo muito bem à saúde e ao bem-estar do seu animal de estimação!

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda