Ginástica Hipopressiva – Passo a Passo, Exercícios e Como Fazer

Segunda, 29 de abril de 2019 Exercicio fisicos

    A ginástica hipopressiva, também conhecida pelo nome de abdominal hipopressivo, é uma técnica criada por Marcel Caufriez como uma maneira alternativa de tonificar os músculos abdominais de mulheres que deram à luz recentemente.

     

    O método baseia-se em uma combinação de séries de posturas e um tipo especial de respiração para elevar e ativar o diafragma.

    A ginástica hipopressiva provoca a elevação do pacote visceral (útero-vagina, uretra-bexiga, reto e intestinos) com a contração dos músculos abdominais e do assoalho pélvico.

    Segundo o personal trainer Carlos Bruce, em artigo publicado, além do pós-parto (depois da liberação do médico, logicamente), a ginástica hipopressiva também pode ser indicada para pessoas que sofrem com dor nas costas e não podem executar os tradicionais exercícios abdominais.

    De acordo com Bruce, o método fortalece os músculos abdominais, combate a incontinência urinária e a incontinência fecal, melhora o funcionamento intestinal e auxilia em relação ao prolapso genital (bexiga caída).

     

    Como fazer a ginástica hipopressiva

    1. Exercício deitado

     

    Deitar-se de barriga para cima com as pernas dobradas, os braços ao longo do corpo e executar a contração diafragmática ensinada por Bruce. De início, fazer três repetições do exercício.

    2. Exercício sentado

    Sentar-se no chão com as pernas dobradas, se for iniciante, ou com as pernas esticadas, no caso de um praticante mais experiente. Então, soltar o ar por completo e sugar a barriga totalmente para dentro, ficando sem respirar o maior tempo que der conta, confortavelmente.

    3. Exercício inclinado para a frente

    Na posição em pé, inclinar o corpo para a frente, dobrando os joelhos um pouco. Inspirar profundamente e, ao soltar o ar, puxar o abdômen e os músculos pélvicos para dentro, prendendo a respiração durante o máximo de tempo que suportar, de maneira confortável.

    4. Exercício com os joelhos no chão

    Colocar-se na posição de quatro apoios – com as mãos no chão, os joelhos dobrados e as pernas no chão. Soltar todo o ar dos pulmões, sugar a barriga para dentro o máximo que der conta, confortavelmente, e prender a respiração pelo maior tempo que aguentar, de modo confortável.

    Cuidados com a ginástica hipopressiva

    Antes de começar a executar qualquer tipo de exercício, inclusive a ginástica hipopressiva, é fundamental agendar uma consulta com o médico para saber se está realmente apto a praticar a modalidade em questão.

    De acordo com o que encontramos, alguns grupos de pessoas precisam ter bastante cuidado em relação ao método. Segundo a publicação, a ginástica hipopressiva é 100% contraindicada para as mulheres que estejam grávidas, já que a técnica pode resultar em um aborto natural.

    A ginástica hipopressiva também não deve ser realizada logo depois de uma cirurgia na região abdominal.







Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda